quinta-feira, outubro 25, 2007

POLICIAIS QUE CONFUNDIRAM TURISTAS COM ASSALTANTES SERÃO INDICIADOS

A ação desastrosa da Polícia Militar (PM) que confundiu o carro de turistas com o de bandidos completa um mês na sexta-feira. O promotor Joatan Machado, que acompanha o caso desde o começo, disse que o inquérito ainda está na Polícia Civil. Segundo ele, os dez policiais militares devem ser indiciados por tentativa de homicídio doloso.

MOTIM EM PRESÍDIO TERMINA COM UM MORTO E 13 FERIDOS

Princípio de rebelião na Casa de Custódia de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, resulta em um detento morto e 13 feridos. A confusão começou quando um preso estava sendo transferido e os policiais que estavam fazendo a escolta foram feitos de reféns.

No fim da tarde a situação já estava controlada e a polícia retirou-se da casa de custódia. Para reprimir a rebelião a polícia usou força e munição.

quarta-feira, outubro 24, 2007

NOTÍCIAS DOS TELEJORNAIS CEARENSES


- Alerta para quem deixa de pagar a pensão alimentícia, as pessoas não levam a sério a possibilidade de prisão.

- A violência contra as duas mulheres nessa semana, revelou um grande problema, que é o Ciúme. Uma enfermeira foi assassinada na segunda e ontem uma mulher levou uma facada do marido.

- Quatro homens armados de pistolas roubaram uma loja de eletrônicos na Aldeota.

- O Túnel feito pelos presos no IPPS foi fechado.

- Rua no Itaperi sofre com a escuridão, a falta de iluminação facilita a ação dos ladrões.

- Falta de saneamento básico prejudica moradores do Conjunto Esperança. Os moradores não agüentam mais a situação.

- Estudantes da região metropolitana continuam pagando passagem inteira nos ônibus intermunicipais, o Dert já tem um novo prazo.

- Na Praça do Ferreira está sendo realizada uma feira de livros.

- Programa de prevenção ao câncer de pele. Os agentes de saúde do Maracanaú que trabalham expostos ao sol, recebem protetor solar gratuitamente.

- Moradores da Messejana receberam informações sobre projeto de produção de peixes. Também está sendo realizado um cadastro, para definição dos pescadores da lagoa da Messejana.

DETRAN PERDOA MULTAS ATÉ 1.000 REAIS

Quem deve até 1.000 reais ao Detran será anistiado pelo Estado, se o valor ultrapassar os mil reais, somente a diferença será paga. Para ser beneficiado, o motorista deverá ter pagado IPVA e o seguro, pois somente as multas serão perdoadas.

LUXO - CÂMARA FEDERAL APROVA REFORMA DE APARTAMENTOS DE DEPUTADOS

A Câmara Federal, aprovou na última terça-feira, 23, a reforma dos apartamentos funcionais dos Deputados. Dos 432 apartamentos, 132 estão desocupados, mesmo assim serão gastos 350 mil reais por apartamento. Serão acrescentados, por exemplo, trituradores de alimentos na pia e banheiras com hidromassagem.

Michel Victor

POLÍCIA APREENDE MEDICAMENTOS DESVIADOS DA SECRETARIA DE SAÚDE


A polícia apreendeu mais 150 caixas de medicamentos que podem ter sido desviadas da Secretaria de Saúde do Estado. A apreensão foi feita em uma casa, no Canidezinho, em Fortaleza.

A dona-da-casa, que estava no local da apreensão, foi levada para prestar depoimento na Delegacia de Roubos e Furtos.

Na última sexta-feira, medicamentos que também teriam sido levados da Secretaria de Saúde do Estado, foram encontrados em um depósito clandestino.



( Bom Dia Ceará)

CIRURGIÕES CARDIOVASCULARES VÃO SE DESCREDENCIAR SUS


Somente os médicos cardiovasculares do Hospital de Messejana estão atendendo os casos emergência e urgência pelo Sistema Único de Sáude (SUS), esses médicos não recebem pela tabela do SUS, com isso o atendimento a população fica prejudicado e diversos procedimentos deixam de ser efetuados. 24 médicos prometem se descredenciar do SUS, com isso somente quatro médicos fazem o atendimento pelo Sistema.


Michel Victor

PERIGO NA ESTRADA

A População do Jobotí, no município de Eusébio, passa por sufoco ao tentar atravessar a Br-116, no km 20. A falta de iluminação provoca acidentes e os marginais aproveitam o escuro para cometer assaltos.

Os moradores reivindicam a construção de passarelas e lombadas eletrônicas. Segundo o Dnit já foi feita a solicitação da construção de cinco passarelas no trecho, mas a verba não foi aprovada pelo Governo Federal.

Michel Victor

terça-feira, outubro 23, 2007

HOSPITAIS PRIVADOS DO CEARÁ QUEREM 25% DE REAJUSTE DAS DIÁRIAS E TAXAS

Hospitais particulares do Ceará vivem período de negociação com planos de saúde e seguradoras do setor para o reajuste da tabela dos serviços, dentro do sistema chamado Saúde Complementar. O segmento quer 25% de reajuste nos valores das diárias e taxas hospitalares, segundo informou nesta terça-feira o presidente da Associação dos Hospitais Particulares do Ceará, Aramicyr Pinto.

Leia Mais : Eliomar de Lima

NOTÍCIAS DOS TELEJORNAIS CEARENSES

23/10/07

Detentos do pavilhão 8 do Instituto Penal Paulo Sarasate, no Aquiraz, fizeram na manhã desta terça-feira um motim.

Preso em flagrante no Tancredo Neves um homem acusado de esfaquear a mulher, ele já foi preso por três vezes, antes de ser preso ele foi agredido pela população. A mulher levou uma facada no pescoço e passou por uma cirurgia nesta manhã

Foi enterrado hoje o corpo da enfermeira e professora Maria Liduína, ela foi esfaqueada pelo marido, que é um advogado. No caso existem testemunhas oculares.

Grupo de Reizado do ‘mestre Aldenir’, lembra dos momentos de terror que passou nas mãos de bandidos. Os assaltantes fugiram levando oito mil reais.

A unidade móvel do tribunal eleitoral estará em frente ao centro Virgílio Távora.

Lei da etiqueta – Mais de 50 empresas, em Fortaleza, já foram multadas por não ter o devido esclarecimento nas etiquetas dos produtos.

32% dos jovens (16 e 24 ) não têm emprego, por isso para conseguir uma vaga no mercado de trabalho eles buscam um estágio. Hoje no prédio da Fiec acontece o Encontro de estagiários.

Estudantes recebem as novas carteirinhas e o prazo da antiga termina na próxima semana.

Pesquisadores da UFC estão fazendo uma análise nas delegacias de Fortaleza. Os dados serão entregue a secretaria de segurança pública. A pesquisa será realizada em 25 países.

Cursinho pré-universitário é oferecido aos alunos de Forquilha.

Fiscalização da AMC está sendo realizada no Conjunto Ceará. No local foram atestadas várias irregularidades. Mais de 50 carteiras de habilitação foram recolhidas.

O mar está destruindo a beleza da praia da Caponga. A água destruiu parte do calçadão e casas.

AGENTES DE SAÚDE EM GREVE

Agentes de saúde e endemias de Fortaleza, estão em estado de greve, eles fazem protesto no centro da cidade. Entres as reivindicações, a contratação dos candidatos aprovados no último concurso público e a revisão salarial.

Há dois meses a categoria está em negociação com a prefeitura. No final do protesto eles vão comparecer em frente a sede da secretaria de saúde municipal.

Por. Michel Victor

PRINCÍPIO DE TULMUTO NO IPPS

Na manhã desta terça-feira, 23, princípio de tumulto no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz, os presos estão revoltados com a falta de água na penitenciária. Neste momento cerca de 200 presos estão soltos nos corredores do pavilhão oito, da rua N do presídio. Acabaram de entrar algumas viaturas do batalhão de choque para reforçar a segurança do Instituto. Outros presos ameaçam aderir ao movimento.


Michel Victor

SERÁ ENTERRADO HOJE O CORPO DA ENFERMEIRA ASSASSINADA PELO MARIDO

Vai ser enterrado hoje, as 9h, no parque da paz, o corpo da enfermeira e professora Maria Liduína Aguiar, de 48 anos, que foi assassinada com 14 facadas pelo marido, o advogado Francisco Uicaa Oliveira Paiva, 44. Algumas testemunhas foram ouvidas e a polícia suspeita que o crime foi motivado por ciúmes.

Foto: Evilázio Bezerra (OPOVO)

Por. Michel Victor

PESQUISA VAI ANALISAR CONDIÇÕES DAS DELEGACIAS DE FORTALEZA


Pesquisa vai analisar 15 delegacias de Fortaleza, o objetivo é avaliar as condições de infra-estrutura e as condições do ambiente. Pesquisadores e alunos da UFC vão desenvolver o trabalho.

Serão analisados aspectos como tratamento igualitário, condições materiais, contingente e condições de cárcere.

Os estudo acontece, ao mesmo tempo, em 25 países
Por. Michel Victor

CID GOMES: SEM A CPMF PAÍS VAI VIRAR UM CAOS, INDEPENDENTEMENTE DE QUEM GOVERNE

O governador do Ceará Cid Gomes (PSB) defendeu a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), segundo ele, sem o imposto o país vai ficar endividado e caótico, independentemente de quem governe.

Para Cid, sem a receita anual do imposto, de cerca de R$ 40 bilhões, o governo corre o risco de "quebrar", com os juros subindo e a inflação voltando, pois o governo não conseguiria honrar os compromissos que tem.
Por. Michel Victor

JÚRI MANTÉM CONDENAÇÃO PARA ASSASSINO DE DOROTHY STANG

O Tribunal do Júri manteve na noite de segunda-feira, 22, a condenação a 27 anos de prisão do pistoleiro Rayfran Neves Sales, o Fogoió, pelo assassinato da missionária americana Dorothy Stang. No julgamento, que durou 15 horas, Rayfran alegou que a matou em "legítima defesa", que foi ameaçado pela freira enquanto plantava capim em um lote de Anapu, a 500 quilômetros de Belém.

A missionária, de 73 anos, foi atingida por 9 tiros em uma emboscada em fevereiro de 2005, em Anapu. Ela tentava implantar um projeto de desenvolvimento sustentado com pequenos agricultores. Isso contrariava interesses de grandes fazendeiros, alguns acusados de grilagem e desmatamento.

Rayfran fora condenado em dezembro de 2005, mas, como a pena ultrapassava 20 anos, ele tinha direito a novo julgamento. Cerca de 90 agricultores de Anapu assistiram à sessão que se arrastou quase até a meia-noite. Acusação e defesa reprisaram as teses do julgamento anterior, com uma novidade: o pistoleiro Clodoaldo Batista contrariou o que disse no primeiro julgamento, em que foi condenado a 17 anos de prisão, e negou que o crime tenha sido praticado sob encomenda de fazendeiros da região.

Irritado com a nova versão de Clodoaldo, a 12ª desde o inquérito, o assistente de acusação Aton Fon Filho acusou-o de gritante contradição e pediu ao juiz Moisés Flexa que verificasse a possibilidade de ocorrência de falso testemunho. Clodoaldo disse que alguns interrogatórios foram feitos sob orientação da Polícia Civil e sob coação.

( Agência Estado)

ADVOGADO ESQUEIA MULHER

Crime foi motivado por ciúme. Professora foi assassinada com 14 facadas, sendo 10 profundas.

Leia Mais : O estado ( Para assinantes)

POLÍCIA CAÇA MAIS 6 LIGADOS AO TRAFICANTE


Até a próxima quinta-feira, pelo menos mais seis pessoas ligadas ao traficante carioca João Rafael da Silva, o ‘Joca da Rocinha’, deverão ser presas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em outros Estados da Federação. “Podem ocorrer novas prisões inclusive no Ceará”, revelou, ontem, ao Diário do Nordeste, o delegado Rivaldo Barbosa, chefe da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Civil do Rio (Cinpol).

TÚNEL, ARMA E CELULARES DESCOBERTOS NO IPPS. DE NOVO


Mais um túnel construído por detentos para fuga foi localizado no maior presídio de segurança máxima do Ceará, o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Itaitinga. É o terceiro túnel encontrado este ano no local e o oitavo em presídios do Estado só este ano. A estrutura localizada tinha cerca de 50 metros, faltando apenas sete metros para os detentos chegarem à muralha externa.
Leia Mais: OPOVO

PROCURADOR PEDE INFORMAÇÕES À PREFEITA

O procurador da República Alessander Sales informou já ter enviado para o gabinete da prefeita Luizianne Lins (PT) um ofício solicitando mais informações acerca do réveillon deste ano e que terá atrações como Bete Carvalho, Paralamas do Sucesso e parte da bateria da Mangueira. Quer saber mais precisamente se há recursos federais nessa promoção que, nesta quinta-feira, estará sendo divulgada no estande que o governo do Ceará montou durante mais um congresso da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV), no Rio.
O Ministério Público, segundo Sales, está descrente, pois vai fazer um ano a ação civil pública aberta sobre o réveillon passado, que tratou sobre suposto superfaturamento de cachês, e nem Justiça Federal nem Estadual se manifestaram a respeito do caso.

E este blogueiro: É muito importante oportunizar as todas as classes um reveillon de qualidade, diversificado e popular. Mas, também, é importante que a população não seja lesada.
Por isso: RESPONSABILIDADE Prefeita!

segunda-feira, outubro 22, 2007

CAPA JORNAL O ESTADO

Traficante da Rocinha é preso no Ceará

"Joca da Rocinha era procurado pelas policias do Ceará e do Rio e foi surpreendido no Pinto Martins.

CAPA JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

Traficante carioca preso no CE

Um trabalho conjunto de agentes do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Ceará (DIP) e da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro (Cinpol) levou à prisão, na madrugada de ontem, do traficante carioca João Rafael da Silva, o ‘Joca’, 32. Integrante da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), ele era o número um do tráfico de drogas na Favela da Rocinha, em São Conrado, no Rio de Janeiro, e fugiu há dois meses com uma quantia estimada em R$ 2,5 milhões, deixando para trás seu ‘império’.


CAPA JORNAL OPOVO

Preso no Ceará um dos chefões do tráfico carioca

João Rafael da Silva, o Joca da Rocinha, foi preso na madrugada de ontem, quando aguardava a namorada no Aeroporto Internacional Pinto Martins. De acordo com a Polícia do Rio de Janeiro, ele exerce a função de gerente-geral da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA).

LEIA A ÍNTEGRA DO CAFÉ COM O PRESIDENTE

Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Vai começar o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, presidente?

Presidente: Tudo bem, Luiz.


Apresentador: Presidente, na semana passada, o senhor visitou quatro países africanos. Foi a sua sétima viagem àquele continente. O senhor foi a Burkina Faso, República do Congo, África do Sul e Angola. Como é que está a relação do Brasil com esses países?


Presidente: A situação do Brasil tem melhorado a cada ano com os países africanos. Nós estabelecemos uma estratégia de nos aproximar da África outra vez por várias razões, desde os compromissos históricos que nós temos com os países africanos até a necessidade de você estabelecer uma relação econômica, cultural, política, de transferência de conhecimento científico e tecnológico para ajudar os países africanos a se desenvolverem. É por isso que nós abrimos em Gana uma seção da Embrapa e estamos abrindo em Maputo, em Moçambique, um escritório da Fiocruz para que a gente possa começar a tornar realidade a nossa troca de conhecimentos.


Apresentador: Presidente, entre 2002 e 2006, o intercâmbio entre Brasil e África mais que triplicou: passou de US$ 5 bilhões para US$ 15,5 bilhões. E um dos principais assuntos levados na viagem foi o dos biocombustíveis. Como os países africanos estão recebendo a possibilidade de apostar nessa nova matriz energética?

Presidente: Olhe, nós estamos convencidos de que, aos poucos, os países que pertencem ao continente africano estão consolidando os regimes democráticos. Ainda temos problemas em alguns países, mas a maioria está percebendo, e eu fiz questão de dizer isso em todos os discursos que eu fiz, de que tem alguns ingredientes para que esses países aproveitem o século 21 e cresçam como não cresceram no século 20. Ou seja, toda vez que um país tem muito problema político interno, tem guerra civil, tem guerra com outros países, a tendência é o país não crescer, porque ninguém vai investir e o pouco dinheiro que tem é obrigado a gastar em guerra, em vez de gastar em indústria e agricultura. Então, o que eu tenho dito para eles? Olhe, só existe uma possibilidade de a África dar um salto de qualidade, chama-se paz e democracia. Consolidar a paz e consolidar a democracia são ingredientes que permitirão outros países fazerem investimentos, indústrias se implantarem lá. E nós estamos discutindo com vários países africanos a chance que eles têm de, através do biocombustíveis, eles começarem a se transformar em exportadores de um produto que o mundo rico certamente vai precisar.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Durante a viagem da última semana, presidente, o senhor conversou com líderes da Índia e da África do Sul. Falou também sobre a Rodada de Doha [na Organização Mundial do Comércio sobre subsídios agrícolas] e o Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas], inclusive o senhor conversou com o presidente Bush, dos Estados Unidos, durante essa viagem à África. O que está decidido em relação a esse assunto?

Presidente: Ainda não está decidido nada. Eu penso que nós estamos perto disso. A Índia faz parte do G-20, a África do Sul faz parte do G-20, e nós temos interesse em que a Rodada de Doha termine com um acordo em que os países pobres sejam os ganhadores desse processo. Está um pouco difícil porque o subsídio da agricultura americana está muito alto. E depois nós temos a União Européia, que ainda não definiu os seus produtos agrícolas sensíveis, ou seja, quais os números que eles vão utilizar. Ora, então nós não podemos, enquanto países em desenvolvimento, abrir mão do nosso crescimento interno, do crescimento da nossa indústria e não ganhar nada na agricultura. O que existe de verdade é que há interesse político de fazer o acordo, eu penso que, quem sabe, até o final do ano, a gente possa fechar esse acordo. Agora, é preciso que haja concessão dos países ricos na área da agricultura.

Apresentador: Presidente, alguns especialistas criticam uma atenção exagerado que o Brasil estaria dando ao continente africano. No entanto, alguns cientistas políticos dizem que essa ligação do Brasil com a África é importante, uma vez que, por exemplo, o presidente da China, Hu Jintao, tem feito constantes viagens àquele continente. O que há de verdade nisso?

Presidente: Veja, todo mundo pensa que a gente pode vender o quanto a gente quiser para os Estados Unidos e para a União Européia. Acontece que esses dois blocos, ou seja, Estados Unidos de um lado, que é a maior economia do mundo, todo mundo quer vender para eles. E eles têm limitações também, porque eles também querem vender. A União Européia, também todo mundo quer vender para a União Européia, mas eles também têm limitações e colocam obstáculos para a entrada de produtos de países emergentes. Ora, então o que nós temos que fazer? Nós temos que procurar novos mercados, temos que procurar novos parceiros. E o Brasil está agindo corretamente, tanto com a África, como fizemos com a América Latina. Também criticaram quando nós dissemos que íamos priorizar a América Latina. O dado concreto é que o conjunto da América Latina hoje na balança comercial é maior do que os Estados Unidos e maior do que a União Européia. O Brasil precisa procurar novos parceiros. Eu, o ano que vem, por exemplo, vou à Indonésia. E por que eu vou à Indonésia? É um país de 210 milhões de habitantes em que o Brasil tem uma balança comercial de apenas US$ 1 bilhão, com a Indonésia, o que é uma vergonha. E nós vamos continuar fazendo isso, porque o Brasil não pode ficar dependendo de um país ou de um grupo de países. O Brasil precisa fazer uma diversificação muito grande na sua relação política, na sua relação comercial, para que a gente possa viver a situação que estamos vivendo hoje. Uma situação de tranqüilidade em que o Brasil vende para muitos países, compra de muitos países. E o Brasil tem poder de competitividade com qualquer economia do mundo.

Apresentador: Ok, presidente, obrigado e até semana que vem.

Presidente: Obrigado a você, Luiz.

Apresentador: O Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira, um abraço para você, em todo o Brasil, e até lá.

sexta-feira, outubro 19, 2007

NOTÍCIAS DOS TELEJORNAIS CEARENSES


- Crea afirmou que o desabamento do telhado da escola foi por causa de um erro básico de engenharia. Menina de dez anos, vítima do desabamento tem morte cerebral.

- Vai ser enterrado hoje à tarde em Fortaleza, o corpo da professora assassinada no Modunbim, a polícia vai investigar se o crime foi de pistolagem.

- Os moradores do São João do Tauape tiveram uma surpresa, 50 policias ocuparam o bairro ontem. O objetivo é abordar suspeitos, cumprir mandados de prisão e apreender armas e drogas. Um homem foi preso com papelote de maconha.

- No bairro Henrique Jorge, o roubo de fios de telefone é comum. A população fica prejudicada. O hospital César Cals fica incomunicável.

- Policiais e bandidos trocaram tiros em Juazeiro do norte, eles roubavam uma concessionária.

- Sucateiros e donos de borracharia estão recebendo informações sobre o mosquito da dengue na regional III

- Mudanças na Washington Soares, em vez de quatro, a avenida terá seis semáforos. A nova sinalização deve começar a funcionar em dezembro.

- A policia militar preparou um esquema especial para os jogos do Ceará e Fortaleza.

- Noivos se casaram no museu do automóvel em Fortaleza.

MORRE VÍTIMA O DESABAMENTO EM BEBERIBE

Francisca Mariana Fonseca, 10, vítima do desabamento do telhado de uma escola em Beberibe, teve morte cerebral, ou seja, as funções neurológicas estão paradas e ela está sendo mantida viva apenas por meios mecânicos. Ela estava internada na UTI do Instituto Dr. José Frota (IJF), desde a última quarta-feira, 17, quando aconteceu o acidente. Os pais já confirmaram que não vão doar os orgão da criança.

Primeiras informações do Conselho Regional de Engenharia e Arquiquetura( Crea), deram conta que houve um erro básico de engenharia.

O teto do pátio da Escola Municipal Lídia Bessa, em Morro Branco (litoral Leste), desabou no final da manhã da quarta-feira (17). O acidente aconteceu quando um grupo de alunos fazia educação física.

É MANCHETE

CAPA – OPOVO:

Jornal OPOVO de hoje traz como manchete a aprovação da licença-maternidade de 6 meses, fazendo o questionamento se as empresas privadas vão aderir à medida ou a matemática financeira vai falar mais alto.



CAPA – Diário do Nordeste:

Jornal Diário do Nordeste de hoje traz como manchete as obras de R$ 236,5 milhões do Pecém, os investimento já licitados começam em 2008e devem prosseguir até 2011.


CAPA O Estado – O Estado

Jornal O Estado de hoje traz como manchete o assassinato de uma professora no Modunbim, ela foi vítima de pistolagem.

Licença-maternidade passa a ser de 6 meses

Projeto de lei que prorroga a licença-maternidade por mais 60 dias (PLS 281/05), passando-a dos atuais quatro meses para seis meses, foi aprovado nesta quinta-feira (18), por unanimidade e em decisão terminativa, pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A proposta, de autoria da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), prevê a adesão optativa nas empresas da iniciativa privada. Emendas apresentadas estenderam o benefício também às mães adotantes e às funcionárias públicas.
No caso das servidoras públicas, a emenda prevê que "fica a Administração Pública, direta, indireta e fundacional, autorizada a instituir programa que garanta prorrogação da licença-maternidade para suas servidoras, nos termos do artigo 1º do projeto.

(Agência Senado e Pressjornalista)

Este Blogueiro :

O jornal Bom Dia Brasil desta sexta-feira, 19, fez o seguinte questionamento: “ Essa poderá ser mais uma desculpa para não se contratar mulheres?
Este será o tema da enquete da semana!