quinta-feira, novembro 08, 2007

DIRETOR PRODUZ PRIMEIRO FILME DE FICÇÃO CIENTÍFICA CEARENSE

No Ceará tem disso sim!

Após três anos de produção, Centopeia estréia em Dezembro

Cansado dos repetitivos temas abordados em produções cinematográficas cearenses o diretor Daniel Abreu lança, em dezembro, o primeiro longa-metragem de ficção científica do Ceará: Centopeia.

O filme conta, através do olhar de um fazendeiro e uma astronauta, a história do evento de extinção mais severo que ocorrerá na Terra em 2054, que resultará na morte de aproximadamente 97% de todas as espécies do planeta. A extinção provocará uma mudança drástica em toda a fauna e marcará o início da segunda fase de evolução do ser humano.

Mesmo sendo uma produção independente, não se economizou em recursos técnicos e na edição, com muitos efeitos especiais e gravação digital, recurso, segundo o diretor, muito utilizado em produções cinematográficas, o filme exibe imagens que dificilmente, para um leigo, diferencia-se realidade e efeito.

Daniel Abreu não considera o projeto audacioso, o diretor afirma que existe liberdade para tudo, o importante é sobressair do estigma de filmes sobre “seca e política”, já muito redundante no cinema nordestino.

O filme também apresenta um enredo reflexível sobre a solidão humana, que está presente em todas as tramas que se entrelaçam para compor a estória. Segundo a produtora Camile Queiroz outros temas são abordados no longa, como o desenvolvimento da tecnologia, que não parece resolver a questão da solidão, ao contrário, pode provocá-la; e as alterações no meio-ambiente, que, juntamente com a questão da violência, fazem uma crítica ao caráter destrutivo da humanidade. Como pano de fundo está presente o processo cíclico e repetitivo da existência.

Confira o primeiro teaser do filme Centopéia:





Serviço:
Formato: Digital
Duração: 90 min.
Ano: 2005/2006/2007
Elenco: Camilo Vidal, Jeanne Feijão e Bruno de Castro
Direção: Daniel Abreu
Produção: Daniel Abreu, Camile Queiroz e J. Melo
Roteiro: Daniel Abreu, Camile Queiroz e Camilo Vidal
Produtoras: VIDE CINE, ICAPUÍfilmes e LJR. Produções Artísticas
Uma co-produção da FGF TV

Nenhum comentário: