quinta-feira, maio 21, 2009

Mauro Costa processa Emanuella Braga por confusão divulgada no Youtube

"O jornalista cearense Mario Costa entrou com uma ação na 4ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza (CE) contra a jornalista Emanuella Braga, da TV Jangadeira (afiliada do SBT no estado) por conta da divulgação pelo site de compartilhamento de vídeos YouTube de uma discussão entre os dois.

No início de abril, Costa, então jornalista da TV Verdes Mares, afiliada da Globo, entrevistava duas testemunhas oculares de um crime quando se desentendeu com Emanuella. Na época, ele contou ao Portal IMPRENSA que cobria a queda de uma garota do segundo andar de um prédio - que supostamente tentava fugir de uma tentativa de estupro - e duas testemunhas que prestavam depoimento na Delegacia da Mulher da cidade aceitaram conversar com ele, sob a condição de não serem identificadas.

"Eu cubro notícias factuais do dia-a-dia, e convenci as duas testemunhas a saírem da delegacia e conversarem comigo na rua. Neste momento, a colega da TV Jangadeira passava de carro, viu a movimentação e abordou as minhas entrevistadas. Assustadas, elas se afastaram, e eu reclamei que Emanuella estava atrapalhando o meu trabalho", declarou.

Demissão

A discussão dos dois não teria maiores desdobramentos se não tivesse sido gravada por Alexandre, cinegrafista da TV Jangadeira - também citado na ação -, e colocada no YouTube. De acordo com Mário Costa, o vídeo, de 2 minutos e 8 segundos, foi editado, mostrando apenas a sua reação. Em menos de uma semana o vídeo teve cinco mil acessos e, no dia 6 de abril, ele foi demitido da TV Verdes Mares.

Posteriormente, no dia 17 de abril, a emissora voltou atrás na decisão. Fontes do Portal IMPRENSA afirmaram na época que o estado de saúde de Costa - que sofreu um princípio de infarto após o anúncio da demissão - alterou a decisão da empresa. O profissional está afastado da TV por 90 dias, para cuidar da saúde. Seu retorno efetivo deve ser negociado quando findar sua licença.

Processo

Protocolado no dia 23 de abril, o processo número 2009.0011.2690-8/0 pede reparação por danos morais e materiais no valor de R$ 372,291.72. Segundo o advogado de Costa, Jales Figueiredo, o jornalista ainda está muito abalado com o incidente, pois jamais pensou que uma colega de trabalho fosse "instigá-lo para que ele perdesse o controle".

A ação alega que Emanuella utilizou imagens dele sem autorização, de forma que transmitisse uma sensação distorcida da realidade. Os danos materiais são por conta da perda do emprego de Costa na TV Verdes Mares. Figueiredo explicou que o próximo passo é esperar a contestação dos réus, para que o juiz marque a data da audiência. Ele disse ainda que as duas pessoas que estavam sendo entrevistadas na ocasião serão testemunhas de Costa.

A defesa do jornalista já conseguiu retirar o vídeo do YouTube, mas "dificilmente conseguiremos restabelecer a imagem de Mario, porque o vídeo pode ter se espalhado para outros sites e blogs. É praticamente impossível que ele deixa de circular pela Internet", disse Figueiredo.

O Portal IMPRENSA entrou em contato com Emanuella Braga por e-mail e aguarda retorno."

Notícia reproduzida completamente do portal Imprensa

Nenhum comentário: