quarta-feira, setembro 05, 2007

DEVOTOS LEMBRAM OS 10 ANOS DA MORTE DE MADRE TERESA

Centenas de devotos cristãos realizaram procissões e rezaram missas ao redor do mundo para lembrar os 10 anos da morte de Madre Teresa de Calcutá, a freira que dedicou sua vida para servir e ajudar os pobres na Índia.

O arcebispo de Calcutá, Lucas Sirkar, rezou na manhã desta quarta-feira, 5, uma missa presenciada apenas por freiras e voluntários da casa da madre, a sede da ordem Missionários da Caridade, fundada em 1950 pela própria madre.

Carregando rosários, seus seguidores realizaram procissões a luz de vela e rezaram nos hospitais e nas escolas fundados por Madre Teresa nos subúrbios de Calcutá durante os quase 70 anos que viveu na Índia.

A ganhadora do prêmio Nobel da Paz Madre Teresa, de quem seus seguidores pedem a santificação, chegou em Calcutá em 1929 como irmã Teresa depois que ela afirmou ter ouvido um chamado de Deus para servir "aos pobres dos pobres". Ela fundou escolas para crianças de rua e hospitais para mendigos no país de maioria hindu e onde a população cristã se resume a uma minoria de 2,4% em uma população de 1,1 bilhão de pessoas.

Quando ela morreu, em 1997, aos 87 anos, os Missionários da Caridade já somavam aproximadamente 4 mil freiras cuidando de 600 orfanatos, cozinhas comunitárias, albergues e hospitais em todo o mundo.

Mas a madre não foi admirada por todos. Ela também foi duramente criticada por fazer doações para o ditador haitiano Jean Claude Duvalier e seu financiador americano Charles Keating.

Mais recentemente, a fé da religiosa foi colocada em dúvida depois do lançamento, no final de agosto, de manuscritos inéditos nos quais Madre Teresa dizia-se longe de Deus.

A obra Mother Teresa: Come Be My Light (Madre Teresa: Venha Ser Minha Luz), publicada na última semana, revela que em algumas ocasiões Madre Teresa duvidou da existência de Deus.

As cartas cobrem vários assuntos que foram importantes para a religiosa católica, mas são as que revelam seus momentos de profundo tormento de fé as que mais chamaram a atenção.

Dentro de sua comunidade, porém, não há sinal de desapontamento com a fé da religiosa. E mesmo depois da morte da madre, quando chegou-se a acreditar que os Missionários da Caridade fossem passar por dificuldades, a ordem permaneceu em expansão abrindo novas clínicas e chegando a outros países. Atualmente, o grupo conta com mais de 4.800 irmãs e 750 lares ao redor do mundo.
(Agência Estado)


E este blogueiro:

Sem influência religiosa! Mas, no meio deste caos, ainda existe um pouco de humanismo... Exemplo!

Nenhum comentário: