*O texto abaixo foi copiado na íntegra do site Mídia Boom para fins de difusão de seu conteúdo entre leitores do PressJornalista.
Atuar nas redes sociais para promover a presença online de uma determinada marca ou produto não é tão simples como muitos ainda imaginam. Pra quem está de fora, em algumas ocasiões, contratar um estagiário para twittar é a primeira opção e uma das mais usadas. Afinal, se até mesmo dentro das agências às vezes é complicado conseguir “colocar na cabeça” das pessoas que um trabalho de mídias sociais é muito mais que criar perfis nas redes, imagina fora?!
Recentemente participei de uma discussão sobre o tema que me levou a questionar alguns pontos que considero chave para a adequação deste trabalho.
Marque presença.
Não inicie uma campanha nas redes sociais sem antes identificar qual é o principal objetivo e as estratégias que serão usadas para alcança-lo. É importante ter consciência do que pode e do que não pode ser feito quando oferecemos como produto as “mídias sociais”. Marcar presença nas redes sociais não é apenas criar perfis, mas monitorá-los, promover engajamento, relacionamento e acima de tudo disseminar informação.
Disponilize conteúdo relevante
Ao pensar em atuação, deveríamos pensar também no que temos para oferecer aos nossos usuários/consumidores? Quem será responsável pela produção deste material? E quais serão os principais assuntos levantados? Não importa em qual rede está, o que importa é o conteúdo que você usa. Não adianta representar uma grande empresa se o perfil oficial da instituição não repassa nada relevante aos seus seguidores.
Desenvolva seu próprio método de atuação
O modelo de atuação que você viu em uma palestra, num livro ou que aplicou para um determinado cliente pode não ser o mais apropriado para o outro. Clientes diferentes, modelos diferentes, redes diferentes.
Escute, fale e interaja com sua rede de contatos
Se você já consegue identificar o que estão falando, porque não se relacionar com estes usuários? Um perfil institucional precisa ser ativo e atento às movimentações da rede. Quanto à interação, não se esqueça que representa uma marca, porém, não seja tão formal a ponto de não deixar abertura para o usuário se relacionar com você.
Não seja um spammer
Não opte pelo lado mais fácil de buscar o “reconhecimento”. Apesar de ser considerado por alguns uma forma de divulgação, o spam vai proporcionar mais menções negativas que positivas. Se nós não curtimos receber spam, porque vamos encher a caixa do “coleguinha”? Pense nisso.
Se policie e vá além do próprio umbigo
Como um perfil institucional, é óbvio que vamos tratar de assuntos relacionados aos produtos e serviços oferecidos pela marca, mas não torne isso cansativo para quem está do outro lado recebendo suas mensagens. Nada mais chato do que perfis que fazem jabá a todo momento e seguem aquela linha “espelho, espelho meu…” da madastra da branca de neve.
Mensure
Faça o diagnóstico, planeje, monitore, atue e mensure. A mensuração de dados, em especial os estatísticos, é a menina dos olhos de todo cliente. São estes dados que irão evidenciar se a campanha está dando certo ou não e que podem vir a agregar valor ao seu trabalho.
Fonte: Mídia Boom
Um comentário:
Muito interessante e indispensável os 6 pontos. Com certeza é essencial para ser bem relacionado com todos nas Mídias Sociais.
@thamydorigati
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