segunda-feira, dezembro 06, 2010

6 pontos para se "manter" nas Midias Sociais

*O texto abaixo foi copiado na íntegra do site Mídia Boom para fins de difusão de seu conteúdo entre leitores do PressJornalista.


Atuar nas redes sociais para promover a presença online de uma determinada marca ou produto não é tão simples como muitos ainda imaginam.  Pra quem está de fora, em algumas ocasiões, contratar um estagiário para twittar é a primeira opção e uma das mais usadas. Afinal, se até mesmo dentro das agências às vezes é complicado conseguir “colocar na cabeça” das pessoas que um trabalho de mídias sociais é muito mais que criar perfis nas redes, imagina fora?!



Em um dos meus posts direcionados ao Mídia Boom destaquei a importância do planejamento para as campanhas de mídia social. Agora é hora de falarmos um pouco da metodologia aplicada em campanhas de social media.
Recentemente participei de uma discussão sobre o tema que me levou a questionar alguns pontos que considero chave para a adequação deste trabalho.

Marque presença.

Não inicie uma campanha nas redes sociais sem antes identificar qual é o principal objetivo e as estratégias que serão usadas para alcança-lo. É importante ter consciência do que pode e do que não pode ser feito quando oferecemos como produto as “mídias sociais”. Marcar presença nas redes sociais não é apenas criar perfis, mas monitorá-los, promover engajamento, relacionamento e acima de tudo disseminar informação.

Disponilize conteúdo relevante

Ao pensar em atuação, deveríamos pensar também no que temos para oferecer aos nossos usuários/consumidores? Quem será responsável pela produção deste material? E quais serão os principais assuntos levantados? Não importa em qual rede está, o que importa é o conteúdo que você usa. Não adianta representar uma grande empresa se o perfil oficial da instituição não repassa nada relevante aos seus seguidores.

Desenvolva seu próprio método de atuação

O modelo de atuação que você viu em uma palestra, num livro ou que aplicou para um determinado cliente pode não ser o mais apropriado para o outro. Clientes diferentes, modelos diferentes, redes diferentes.

Escute, fale e interaja com sua rede de contatos

Se você já consegue identificar o que estão falando, porque não se relacionar com estes usuários? Um perfil institucional precisa ser ativo e atento às movimentações da rede. Quanto à interação, não se esqueça que representa uma marca, porém, não seja tão formal a ponto de não deixar abertura para o usuário se relacionar com você.

Não seja um spammer

Não opte pelo lado mais fácil de  buscar o “reconhecimento”. Apesar de ser considerado por alguns uma forma de divulgação, o spam vai proporcionar mais menções negativas que positivas. Se nós não curtimos receber spam, porque vamos encher a caixa do “coleguinha”? Pense nisso.

Se policie e vá além do próprio umbigo

Como um perfil institucional, é óbvio que vamos tratar de assuntos relacionados aos produtos e serviços oferecidos pela marca, mas não torne isso cansativo para quem está do outro lado recebendo suas mensagens. Nada mais chato do que perfis que fazem jabá a todo momento e seguem aquela linha “espelho, espelho meu…” da madastra da branca de neve.

Mensure

Faça o diagnóstico, planeje, monitore, atue e mensure. A mensuração de dados, em especial os estatísticos, é a menina dos olhos de todo cliente. São estes dados que irão evidenciar se a campanha está dando certo ou não e que podem vir a agregar valor ao seu trabalho.

Fonte: Mídia Boom

Um comentário:

thamires ribeiro dorigati disse...

Muito interessante e indispensável os 6 pontos. Com certeza é essencial para ser bem relacionado com todos nas Mídias Sociais.

@thamydorigati