quarta-feira, dezembro 08, 2010

Funcional e mais resistente a altas temperaturas, óleo de amenodim é aliado gastronômico para uma dieta saudável

O alto custo de produção fez com que o óleo de amendoim, um alimento funcional, altamente nutritivo e de fácil digestão, saísse de cena há algumas décadas. Agora, produzido pela Sementes Esperança, o produto volta às prateleiras dos supermercados como um aliado gastronômico para uma dieta saudável.

Fonte vegetal que nutre, resiste a altas temperaturas sem perder nutrientes e ainda faz bem ao coração, o óleo de amendoim é um derivado do grão e reserva muitos dos benefícios à saúde que a semente oferece, com a vantagem de não ser contra indicado a pessoas alérgicas e possuir o número de calorias comum a qualquer óleo.



ALIMENTO MAIS NUTRITIVO

Sem cheiro ou sabor, o óleo de amendoim é mais resistente do que os demais óleos e azeites, quando exposto a altas temperaturas. “Enquanto outros tipos de óleos vegetais e até mesmo o azeite extra-virgem passam a perder nutrientes quando aquecidos a um calor superior a 180º, como é o caso da fritura, o óleo de amendoim resiste a 220º, perdendo, portanto, menos nutrientes e deixando os alimentos menos carentes de seus compostos naturais. Isso significa que o óleo de amendoim é, comparativamente, mais resistente à oxidação, além de não engrossar, não soltar fumaça nem escurecer durante o processo de fritura”, explica o engenheiro de alimentos da Sementes Esperança, Rafael Bedore.

ALIADO GASTRONÔMICO

Durante o preparo das refeições, o óleo de amendoim Sementes Esperança não absorve o sabor da comida e nem o transfere para outros alimentos, mantendo o gosto natural dos ingredientes. Por isso, o produto é um grande aliado gastronômico. Para uso profissional, além da apresentação com conteúdo de 900ml, também é possível encontrar o produto acondicionado em embalagens de 5L.



A FAVOR DO CORAÇÃO

Por ser de origem vegetal, o óleo de amendoim não tem colesterol. Mais do que isso: esse subproduto do amendoim se destaca pela grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, capazes de reduzir o colesterol e prevenir a formação de coágulos nas artérias, evitando doenças cardíacas. Segundo Bedore, o consumo de óleo de amendoim está relacionado à redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, sem diminuir a quantidade do colesterol bom (HDL) – o que atua na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. “Quando em excesso, o LDL aumenta a deposição de placas de gordura nas artérias, impedindo o fluxo de sangue. Os ácidos graxos do óleo de amendoim contribuem para diminuir a oxidação e aumentar a captação do LDL pelo fígado. Na prática, isso significa menos risco de entupimento das artérias”. De acordo com o engenheiro de alimentos da Sementes Esperança, o óleo de amendoim também atua na prevenção de doenças neurológicas, estimulando o sistema imunológico e o sistema nervoso.

Nenhum comentário: