Os técnicos discutiram o assunto com o gerente de Padrões de Avaliação de Aeronaves da Anac, comandante Gilberto Schittini. Segundo ata da reunião, realizada no Rio, Schittini reportou que "os três incidentes ocorridos recentemente poderiam ser considerados indícios de que há um potencial de ocorrências mais graves, com ultrapassagem do final da pista (varar a pista)". Foi o que aconteceu com o Airbus, que cruzou a cabeceira e explodiu ao bater no prédio da TAM Express, matando 199 pessoas.
O comandante acrescentou, segundo a ata, que o risco existia "principalmente se houvesse uma situação de decolagem abortada ou uma situação de pouso com velocidade e altura superior à de aproximação (pouso alto e embalado)". A ata da reunião foi distribuída ontem aos deputados da CPI pela diretora da Anac Denise Abreu, que prestou depoimento de mais de sete horas.
No mês passado, o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, disse à CPI ter feito uma reunião de emergência, em 28 de dezembro, com Anac, Infraero e companhias. Segundo ele, houve um comentário nos seguintes termos: "Tudo leva a crer que teremos um acidente em Congonhas." Emocionado, lamentou: "Não conseguimos evitar o acidente que tínhamos previsto."
(Agência Estado)
E este blogueiro:
Opinião 1:Sempre vem a tona o famoso "jeitinho brasileiro" de se resolver as coisas, “deixa passar!”
Questão 1: Como justificar uma irresponsabilidade dessa? Como explicar para os parentes das vítimas que o acidente poderia ter sido evitado?
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