terça-feira, agosto 21, 2007

PORTO DO PECÉM ERA USADO PARA TRÁFICO

A rota internacional do tráfico de drogas tinha como um dos locais
de exportação o Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
De acordo com informações do delegado da Polícia Federal (PF) de Juazeiro (BA), Alexandre Lucena, a empresa baiana Mariad Importação e Exportação de Gêneros Alimentícios, utilizava o porto cearense para enviar à Europa drogas escondidas em caixas de frutas. Embalagens de melões e mangas eram as mais utilizadas pela empresa de produção e exportação de frutas.

A descoberta do Porto do Pecém como rota faz parte da operação São Francisco, desencadeada ontem pela PF em cinco estados: Ceará, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco. De acordo com o delegado que coordenou a operação, Luiz Roberto Godoy, o Brasil era usado como um dos pontos de partida para o envio da droga, por meio de navios, para a Europa, principalmente, para a Holanda. O Porto de Santos, em São Paulo, também era utilizado no esquema. "A droga saía da Colômbia e ia para a Bolívia de avião, posteriormente ela vinha para o Brasil ou para outro país da América do Sul e depois seguia para a Europa em contêineres de navios", explica.

No Ceará, a operação São Francisco cumpriu mandados de busca e apreensão em uma fazenda do interior próximo à fronteira com o Rio Grande do Norte (RN). Segundo informações do jornal Tribuna do Norte (RN), uma equipe da PF, formada por um delegado e nove agentes, esteve no local, que não teve o endereço fornecido pelos agentes. De acordo com o delegado da Federal do RN, Rômulo Berredo, a fazenda aparentava estar abandonada mas, mesmo assim, foram apreendidos alguns materiais.

Colombiano
A operação é considerada um dos desdobramentos da prisão do colombiano Gustavo Duran Bautista no último sábado, 18, no Uruguai, junto com quatro colombianos e dois brasileiros. O grupo foi flagrado com 485 quilos de cocaína, avaliados em US$ 31 milhões. Segundo a PF, Bautista tem patrimônio de pelo menos US$ 100 milhões no Brasil. Ontem, a polícia brasileira apreendeu um helicóptero, avião, e lacrou um hangar em São Paulo. Ele vinha sendo investigado há quatro anos. Também na operação São Francisco foram cumpridos nove mandados de prisão em São Paulo, Pernambuco e Bahia.

Entre as prisões está a de Ana Lúcia Araújo Lima, responsável pela administração da empresa Mairad. O delegado Alexandre Lucena, em entrevista dada ao jornal Tribuna da Bahia, disse que no depoimento dado por Ana Lúcia na PF, ela informou desconhecer a existência de carregamentos de droga misturados às exportações de frutas, mas confirmou que vários aviões de pequeno porte pousavam na pista de empresa.

Já em Jaboatão dos Guararapes (PE), foi presa Adriana Aparecida Rodrigues, 33 anos, procuradora da Mariad e proprietária de uma empresa de factoring (empréstimo de recursos) no RN. Ela é ex-mulher de Bautista e seria levada hoje para a sede da PF em São Paulo, onde se concentram as investigações. A PF não divulgou os nomes dos outros detidos hoje (20). Eles devem ser indiciados por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, financiamento do tráfico, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. (com agências)

Fonte: Jornal O POVO.

E este blogueiro:
Opinião 1: E viva a impunidade do Brasil, que no Ceará, principalmente no interior, se destaca cade vez mais!

Questão 1: Desde quando o porto era usado para fins ilícitos?

Nenhum comentário: