sexta-feira, agosto 31, 2007

GLOBO VAI GRAVAR 10 FINAIS DA NOVELA "PARAISO TROPICAL"

Pelo roteiro, foi dada a largada nesta quinta-feira (30) no ''Quem matou?'' de Paraíso Tropical. Especulações à parte, a direção e os autores da novela já trataram de dar as coordenadas da estratégia de guerrilha para manter o segredo (a identidade do assassino) a salvo até o final.

Esta semana mesmo já liberaram a agenda de gravações do último capítulo, que ocorrerão nos dias 26, 27 e 28 de setembro, dia em que a novela chega ao fim. A gravação da cena da morte de Taís (Alessandra Negrini) será divida nesses três dias, com pelo menos dez finais possíveis. Será uma maratona de assassinos e teorias para o assassinato. Tudo para despistar a produção, atores e equipe técnica.

Nos bastidores da novela, além do bolão do '' Quem matou?'', corre a brincadeira que nem os autores sabem ainda quem será o assassino, e que só decidirão depois das cenas finais gravadas.
Apesar de haver uma lista de suspeitos, há quem aposte que até o casal gay do bem pode ter matado a vilã, uma vez que a assassina da morta mais famosa da telenovela, Odete Roitman (Beatriz Segal), a matou por engano. Ah, a assassina era Leila (Cássia Kiss).
(Agência Estado)

IGOR FICOU FORA DO TREINAMENTO E PARRAL TREINOU COM O GRUPO

Na tarde desta quinta feira, o Fortaleza fez um trabalho técnico e uma espécie de mini coletivo no Estádio Presidente Vargas. Ao final do treino, alguns jogadores participaram de um trabalho de fundamento e em seguida foram liberados.

O meia Igor não participou do treino esta tarde no PV, devido a um pequeno acidente doméstico. O jogador teve um corte na mão esquerda, mas não preocupa para o jogo de sábado. Aldivan foi liberado pelo DM e já treina sob o comando do departamento físico, aguardando sua liberação para o jogo. Já o meia Daniel Sobralense sente a parte posterior da coxa esquerda e não joga contra a macaca no sábado.
No time considerado de cima o goleiro Tiago Cardoso treinou como titular. O técnico Zetti assumiu que foi precipitado em colocar o goleiro Mateus sem estar preparado como achava que deveria estar. “Acredito que ele precisa trabalhar um pouco mais e buscar um comportamento mais tranqüilo e não ficar tão tenso como ele se apresentou no último jogo”, disse Zetti em relação a Mateus.
O lateral recém contratado Parral, treinou com o grupo de baixo e sentiu-se contente com a recepção do grupo e se disse apto para no sábado se o técnico Zetti precisar. “ Fisicamente eu estou preparado para atuar e também estou regularizado, portanto fico a disposição para ajudar o grupo caso seja necessário na partida de sábado”, afirmou Parral.

19 jogadores foram relacionados para a partida contra a Ponte Preta:

Goleiros: Mateus e Tiago Cardoso
Laterais: Cleiton Cearense, Adriano, Aldivan e Parral.
Zagueiros: César, Preto e Juninho.
Volantes: Cocito, Rogério e Dude
Meias: Rogerinho, Igor e Cristian.
Atacantes: Rinaldo, Cleiton, Osvaldo e William.

ROMILDO COMPLETA O CEARÁ EM SALVADOR

Depois de uma série de cartões amarelos o zagueiro Erivélton está suspenso, Cauê deve ser o titular do Ceará na partida de sábado, 1, contra o Vitória no Barradão. A comissão técnica tomou a decisão, ainda em Criciúma, de fazer Erivélton retornar à Capital Cearense e pedir a ida de Romildo à Salvador para completar o grupo do Ceará.

Romildo deve ficar como a única opção para a zaga do Vovô. Como Cauê, estava em Criciúma é lógico pensar que deve fazer companhia a Fernando Lombardi e Luís Carlos contra o Vitória/BA. A equipe Alvinegra deve fazer pelo menos dois treinamentos em Salvador, na quinta, 30, e na sexta-feira, 31. A concentração do Ceará acntece no Grande Hotel Barra.

NOTÍCIAS DOS TELEJORNAIS CEARENSES

A comunidade do Jaboti, no Eusébio, fechou um trecho da BR-116. Eles protestam a insegurança na travessia da estrada. Manifestantes pedem a construção de uma passarela e mais sinalização.

O pistoleiro cearense Cássio Santana de Sousa foi transferido para prisão de segurança máxima.

Marcos Rogério, último homem preso acusado do roubo ao Banco Central, foi ouvido nesta sexta-feira. Ele negou qualquer participação.

A policia militar faz um cerco na Região do Jaguaribe a uma quadrilha suspeita de cometer assaltos e assassinatos.

A polícia prendeu em um cruzamento dois homens acusados de assaltos, eles foram presos em flagrante, quando roubavam uma câmera profissional de uma produtora.

A mãe e as duas filhas que eram mantidas presas na casa na Caucaia fazem exames. O Acusado é o Pai.

Hoje é dia de tira documentos e cuidar da saúde no Vila União no Centro de referência. Serão oferecidos serviços gratuitos.

Avanço do Calazar é tema de um encontro de autoridades da saúde e da veterinária. Profissionais questionam se método de sacrifício de animais é eficaz

O Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará faz amanhã um mutirão. Serão feitos exames físicos, de mamografia e ultra-som.

A Polícia Federal e a Receita Federal fazem operação, na Rua General Sampaio. Eles investigam empresas que seriam usadas como laranjas.

A partir de amanhã 10 escolas estaduais vão abrir as portas aos sábados, serão realizadas atividades esportivas, de lazer e até de geração de renda. Toda a comunidade deve ter acesso.

Fortaleza tem uma nova vereadora, Helena Gomes que era suplente de Euclides Oliveira que agora é secretário da prefeitura

O IPPS está sobre intervenção militar, o batalhão de choque ocupou o local. Agentes penitenciários denunciam as más condições de trabalho e a deterioração do presídio. Uma reforma urgente será iniciada na próxima semana

Hospitais são alvos de fiscalização do corpo de bombeiros, a medida é para verificar condições de segurança em caso de incêndio.

RESULTADO DA ENQUETE

O conteúdo televisivo nordestino é:

- 60% Avaliaram como razoável.

- 30% Avaliaram como bom.

- 10% Avaliaram como ruim.

Aguarde a próxima enquete e participe!

TSE DEFINE CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES 2008

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário eleitoral para 2008, quando serão escolhidos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todos os municípios brasileiros. De acordo com a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), o dia das eleições será 5 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo turno, se houver, será disputado em cidades com mais de 200 mil eleitores no dia 26 de outubro, último domingo do mês. De acordo com o calendário, um ano antes das eleições, no dia 5 de outubro de 2007, os partidos políticos que pretendam participar do pleito já devem ter obtido registro de seus estatutos no TSE. Também é a data em que os candidatos devem ter domicílio eleitoral onde pretendem concorrer.

A filiação partidária também deverá estar deferida. O calendário estabelece o dia 5 de março de 2008 como o último dia para que o TSE aprove todas as instruções relativas ao pleito de outubro. O ministro Ari Pargendler é o relator dessas instruções. O dia 8 de abril é a data limite para que os partidos políticos publiquem, no Diário Oficial da União, as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações. A partir dessa data, até a posse dos eleitos, os agentes públicos estarão proibidos de fazer revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.

A partir do dia 10 de junho fica permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Dessa data até 30 de junho, dependendo do dia em que os partidos ou coligações escolherem seus candidatos, é vedado às emissoras de rádio e televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção.

Saiba mais Aqui

(Blog do Eliomar)

MÍDIA ALTERNATIVA CEARENSE

Tv União, 17, programa de entrevistas - Contexto Geral

Família real relembra 10 anos da morte de Diana

Cerimônias e homenagens póstumas, em Londres e no mundo, aos dez ano de morte da princesa dos pobres, Lady Diana.

Nas portas do palácio de Kensington, flores, fotos, mensagens e mais homenagens. No local do acidente de carro que vitimou a princesa, em Paris, algumas pessoas deixaram flores.
Uma cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira, 31, em uma capela perto do Palácio de Buckingham, com participação da rainha Elizabeth, do ex-marido de Diana, o príncipe Charles, os filhos William e Harry, além de outros membros da realeza e celebridades, como o cantor Elton John.

Dez anos após sua morte, Lady Diana continua sendo tema constante de discussões e debates, bem como de polêmica e especulação sobre sua vida e circunstâncias exatas da morte.
Por Michel Victor

Pesquisa: (Agência Estado)

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO RECEBEM NOVOS FARDAMENTOS

Desde o início do mês a prefeitura de Fortaleza, faz a entrega de novos fardamentos para as 421 unidades da rede municipal de ensino. Estão previstos que 247.315 alunos recebam os uniformes até o fim de setembro.

Acompanham o kit, bermuda, ou calça jeans, camiseta, tênis ou sandália. As crianças da educação infantil recebem sandálias. Também está sendo feita a entrega de agendas escolares.

No total, foram investidos mais de 10 milhões em fardamento para abastecer a comunidade escolar. Além disso, oito equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Educação (SME) estão trabalhando para garantir que todos os alunos recebam as peças.
Por Michel Victor

JUSTIÇA ESTADUAL DETERMINA FECHAMENTO DO NORTH SHOPPING

O North Shopping pode fechar as portas. O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos, determinou na quinta-feira, 30, a imediata paralisação de todas as atividades do Condomínio Norh Shopping, sob pena do pagamento de multa diária de R$ 50 mil. Até as 18 horas de ontem, encerramento do expediente da administração do shopping, a notificação não havia sido feita. Os empreendedores podem recorrer da decisão. O prazo normal para a intimação é de três dias a contar desta sexta-feira, 31.

As ações decorrem do lançamento irregular de efluentes (esgoto) que vem causando poluição hídrica no riacho João Lopes. O procurador geral adjunto da PGM, Marcelo Bezerra, informa que essa é a mais recente ação da Procuradoria contra o condomínio.


O presidente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers do Ceará (Alshop-CE), Abílio do Carmo, disse quem espera que as pendências sejam resolvidas entre as partes envolvidas e que a sentença não prejudique os lojistas e consumidores do maior gerador de renda da zona norte da cidade.
(O POVO)

quinta-feira, agosto 30, 2007

NOTÍCIAS DOS TELEJORNAIS CEARENSES

Crise da saúde no Ceará parece não ter fim. A fila de espera por cirurgia no coração não para de crescer no hospital de Messejana. Ministério da saúde não se pronuncia e diz que fará análise salarial para os próximos quatro anos.

No Hospital SOS atendimento pelo SUS está suspenso por ter atingido cota de oito mil atendimentos para o mês.

A polícia encontrou na periferia da capital, o equipamento que foi furtado da base aérea no último sábado. Dois homens foram presos.

Um estudante de dezoito anos é o principal suspeito de assassinar um travesti no Conjunto Ceará, páginas da internet serão investigadas.

Vendedores de cartão telefônico estão com medo de trabalhar por causa de assaltos. Eles acreditam existir uma quadrilha especializada em roubo de Cartões.

A polícia fechou três bancas de jogo do bicho e cinco casas de jogos de azar no Aracati, litoral leste do Ceará. Pessoas foram presas e materiais foram apreendidos.

Uma operação em Juazeiro do Norte quer dar basta ao desrespeito a leis de trânsito cometido pela população. Blitz estão sendo realizadas na região e 80 motos foram apreendidas por falta de habilitação e itens de seguranças nos condutores.

Estacionar em Fortaleza pode ser complicado. Motoristas comentem imprudências e atrapalham o trânsito.

Prefeitura tenta acabar com venda descontrolada de bebida alcoólica nas ruas, tudo começou com os “churrasquinhos” vendidos nas calçadas. É proibido a venda de bebidas alcoólicas em vias públicas

Mais de 400 carros e motos vão ser leiloados pelo Detran neste sábado no Esplanada Castelão, informações: 3066-82-82

O esporte trás muitos benefícios se feito corretamente, alunos da escola estadual Paulino Costa, no Castelão, reivindicam a construção de uma quadra Poliesportiva.

Pesquisa de orçamento doméstico feito pelo IBGE diz que gastos com habitação levam maior renda dos brasileiros, entre eles aluguel, água, luz e telefone. Bens duráveis, como eletrodomésticos, levam uma boa “fatia” do orçamento também.

Encontro em Fortaleza discute agricultura familiar, que é responsável pela maior parte dos alimentos consumidos no Brasil.

Por Michel Victor

MÍDIA ALTERNATIVA NACIONAL

Programa Cafe Filosófico - Tv Cultura

TURISMO CE: PRAIA DAS FONTES

Praia das Fontes, situada no município de Beberibe, é uma das principais atrações da costa leste cearense. Localizada a 75 km de Fortaleza, esta praia proporcionam cenários de rara beleza. São quilômetros de praia aberta com trechos de falésias coloridas, de onde os nativos extraem areia para os tradicionais artesanatos populares.
Atrativos

Praia das Fontes, entre as falésias e dunas de areia clara, fontes de água doce e lagoas compõem o cartão-postal da região. Entre as diversas lagoas que estão nessa área se encontra a de Uruaú, a maior do Ceará. Nestas paragens turistas costumam fazer passeios de buggy, vôos panorâmicos de ultraleve, surf, wind-surf e mais recentemente kite-surf.
Clima ___Temperatura média - 26ºC/28º

Pluviometria___Média Anual: 914 mm

Dica de Hotel:

E para curtir de forma prazerosa as maravilhas dessa Terra do Sol você tem o Hotel das Falésias, o espaço perfeito para se viver momentos marcantes de descontração e tranqüilidade
O Hotel das Falésias dispõe de 29 apartamentos. Todos com camas confortáveis, ar condicionado, TV, banheiro com água quente e varanda com uma exuberante vista para o mar, onde você relaxa sentindo a brisa que vem do oceano.
Contato para reservas:

55 (85) 3327-3051 ou E-mail: reservas@hotelfalesias.com.br

CEARÁ STEEL SAI, MAS SEM A PARTICIPAÇÃO DA PETROBRAS

"Uma solução de mercado deverá viabilizar a siderúrgica Ceará Steel. A Vale do Rio Doce e seus sócios privados no projeto (a coreana Dongkuk e a italiana Danieli) informaram ao governo que vão tocar a construção da usina sem o gás da Petrobras, e, sim, com carvão mineral, provavelmente importado da África. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar o novo modelo na próxima semana, durante viagem ao nordeste. As Informações são do Valor On line.

Novidade com "gosto" de polêmica. Agora o problema é ambientalista, já que, especialistas afirmam: "com tal matéria prima( Carvão) existe elevado nível de poluição".

O prazo do anúncio da siderúrgica ficou para a próxima semana. Anúncio que chega com atraso, ja que o mesmo, era promessa para agosto.

O Projeto Ceará Steel contempla a construção de uma usina siderúrgica integrada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no estado do Ceará, no Nordeste do Brasil.
Por Michel Victor

MEGA SENA ACUMULA E PRÊMIO PODE CHEGAR A R$ 54 MILHÕES

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 897 da Mega Sena e o prêmio principal da loteria continua acumulado. Os números sorteados na noite desta quarta-feira, 29, em Guaramirim, em Santa Catarina, foram:
07 - 21 - 22 - 43 - 46 - 57

O prêmio, que seria de R$ 46.355.633,71, deve chegar a R$ 54 milhões no próximo sorteio, no sábado, 1º. É o nono concurso seguido que ninguém acerta os seis números.

Os 212 acertadores da Quina vão receber R$ 18.019,32 e os 16.644 apostadores que acertaram a Quadra receberão R$ 228,65.

quarta-feira, agosto 29, 2007

ESTILO EMO – VERDADES SOBRE UMA NOVA CULTURA

Entre a Aldeota e a Praia de Iracema, a praça Portugal, um símbolo histórico e ponto turístico da cidade de Fortaleza. Praça que fica próximo a pontos de grande movimentação como o shopping aldeota e que tem sido freqüentada por visitantes nada convencionais. São roqueiros que se reúnem durante às tardes de sábado. Essa aglomeração acontece desde o final da década de 90, quando surgiu o movimento Emocore.

Emo core: a evolução do rock...
Emo o quê?!


Emo core vem da palavra emotional que significa emoção; e a própria traduz a forma comportamental dos seus seguidores. É uma mistura incisiva de vários estilos do rock tradicional, marcado pelo sentimentalismo nas letras das músicas e sensibilidade aflorada.

Os adeptos desse estilo se reúnem geralmente em shoppings e praças, e seriam considerados adolescentes normais a não ser pelo fato de agirem de uma forma estranha à sociedade.

O estilo é decorrente das bandas de punk dos Estados Unidos e por ser novo tem sofrido suas modificações. Sentimentais, os Emos escutam rocks depressivos (inclusive, são reprimidos por outros roqueiros por roubar um pouco de diversas culturas do rock para montar seu estilo e propagar como sendo modismo).

Na moda, eles aderiram o estilo do cabelo do boneco Lego, com suas franjas passando dos olhos. As meninas usam uma mistura de rosa com preto.

No início essa tribo era formada por adolescentes de classe “A”, mas o estilo já passou por processo de “massificação”,atingindo todas as classes sociais.

O tênis da marca addidas também faz parte do mundo da moda dos emos. Para os meninos, bermudas e blusas com emblemas de marcas famosas modificadas como a marca do refrigerante emo, além de muitos detalhes quadriculados.

O piercing também é um acessório presente. Além disso, os Emos recebem apelidos diferentes, de acordo com a imaginação deles, como: “Puto chique de esquina” e “Petúnia”.

Fatores preocupantes
Ser adolescente, atualmente, parece cada vez mais complicado, com um número crescente de pessoas incapazes de entendê-los. O jovem acaba tendo medo de não ser aceito num determinado grupo e assim adere a condições perigosas, como é o caso do Emos que fazem cortes nos próprios braços. Outra cultura do estilo, que pode ser perigosa, caso não exista prevençaõ e orientação, é a adesão à bissexualidade.



Mas porquê?
Segundo o estudante Ronaldo César, 19, mais conhecido como David, ser Emo é um estilo de vida. Ele freqüenta a praça desde 2005 e se identificou com estilo por conta da emoção que é passada através do mesmo. “É uma forma de expressar meus sentimentos”. Ele revela que escolheu ser Emo a problemas vividos em casa e diz mais: considera-se depressivo e, por isso faz cortes no braço, como uma forma de aliviar a dor. Quanto à bissexualidade, ele garante que faz parte da cultura ser assim.

Agressão
Isso nos leva a outro ponto do contexto: o preconceito. “David” diz já ter sido agredido na rua pelo fato ser Emo, mas que isso não muda em nada a sua forma de agir e pensar. “Pretendo continuar a seguir a cultura até ficar adulto”, completa.Por conta do preconceito, muitos agem diferente de “David”, considerando-se indefiníveis, apesar das roupas serem bem parecidas com a da maioria que lidera a praça Portugal. A verdade é que nem todo emo tem coragem o suficiente para assumir o estilo por conta de uns e outros problemas já citados. O rock que passou por Elvis, Beatlles, Janis, Hendrix, agora se divide em inúmeras categorias que duelam para definir o rock mais barulhento, ou expressivo ou o mais sentimental, deixando de lado as origens e esquecendo que o rock já foi um só.
Mara Rodrigues - Especial PRESS JORNALISTA

NOTÍCIAS DOS TELEJORNAIS CEARENSES

Campanha Nacional de Combate ao Fumo – A maior preocupação dos médicos são as doenças que o tabagismo trás para fumantes ativos e passivos. Postos de saúde preparam programação especial. Tabagismo passivo é a maior terceira causa de morte evitável no mundo.

Ministério Público interferi em crise da saúde. A justiça quer obrigar a secretaria de saúde do estado e município a pagar em até 72 horas os médicos. Dirigentes da saúde estão em reunião, em Brasília, com ministro da saúde Temporão

Concurso público em Pacajus foi cancelado após diversas reclamações e denúncias de irregularidades.

Delegacia Regional do Trabalho divulga o resultado de várias inspeções realizadas em sete mil empresas fiscalizadas.
Promotor de justiça do Eusébio e Delegado, pediram proteção ao comerciante Cid Leonardo, que foi baleado na Água Fria. Ele é testemunha de um duplo assassinato, em Itaitinga.
A Praça José de Alencar está abandonada, as pedras do calçamento estão espalhadas e ficam os buracos, que se formam cada vez que os Ambulantes armam suas barracas. Falta fiscalização.

Os jogos de Azar podem ser encontrados pela internet, porém, o problema é o mesmo da realidade. Com o vício pessoas “ganham” milhares de problemas. Falta legislação e fiscalização para Internet.

Postos de saúde continuam com a vacinação de crianças contra paralisia infantil.
Dia de 30 de setembro vence o prazo das carteiras de estudantes. Até mesmo alunos de colégio público estão pagando, quando deveria ser gratuita. Alunos estão indignados e apreensivos.

IMAGEM DO DIA

Henri Cartier Bresson.

MÍDIA ALTERNATIVA NACIONAL

Programa Roda Viva, mediado pelo jornalista Paulo Markun. Tv Cultura de São Paulo. Neste programa, como convidado, o ministro das comunicações Franklin Martins.






Por. Michel Victor

PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO INTEGRADA PREVÊ CONCURSO PARA FISCAIS EM 2008

A Prefeitura de Fortaleza vai realizar concurso para a contratação de fiscais dos mais diversos setores no primeiro semestre de 2008. Hoje, estão na ativa 148 profissionais. A meta é, pelo menos, duplicar esse valor e chegar ao número mínimo de 300 fiscais na Cidade. A realização do concurso é um dos alicerces do Programa de Fiscalização Integrada do Município, que a Prefeita Luizianne Lins apresentou na última segunda-feira (27).

Segundo a prefeitura o programa apresentado irá implantar uma fiscalização regular e ininterrupta em Fortaleza. A partir do início de operação do Projeto Piloto, marcada para 1º de outubro, a fiscalização funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana (inclusive feriados), inicialmente com uma equipe.

O projeto foi desenvolvido ao longo de 18 meses por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura, o Programa de Fiscalização Integrada integrará as diversas modalidades fiscalizadoras, compartilhando informações e dados entre os órgãos municipais e construindo uma estratégia de fiscalização que proporcione maior eficiência das ações.

A Prefeitura ainda vai poder reunir num Cadastro Único, o controle dos autos de infração e dos processos, tendo acesso a informações referentes a licenciamentos, alvarás (de construção ou funcionamento), certidões de loteamento e outras emissões de documentos.
Michel Victor

SENADOR POMPEU É ESCOLHIDA CAPITAL CULTURAL DO ESTADO EM 2007

Senador Pompeu, 230 km de Fortaleza, é o município contemplado com o título de Capital Cultural do Estado do Ceará, em 2007. A escolha foi possível através de concurso público via edital, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), em 2006, nos termos da Lei nº 13.397/2003. Na última terça-feira, 28, às 9h, o Governo do Estado oficializa o marco com a entrega do certificado ao prefeito Antônio Teixeira de Oliveira, em solenidade no Liceu de Senador Pompeu.

“O principal fator para que fôssemos escolhidos pelo edital foi a agilidade que tivemos para a inscrição do projeto. Em 2005, depois que a atual gestão da Prefeitura assumiu, criamos a atual Secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto de Senador Pompeu. E hoje investimos 3% do orçamento na cultura. Antes disso, a cidade não tinha uma história de política pública de cultura”, observa Adriano Costa Souza, Secretário de Cultura do município contemplado.
Em 2006, Senador Pompeu ganhou o Selo de Responsabilidade Cultural. Resultado da consolidação da atual estrutura para a execução de políticas culturais na região.

Por. Michel Victor

"CADÊ OS TUCANOS MENSALEIROS DE MINAS?", LAMENTA LULA MORAIS

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) afirmou, nesta quarta-feira, 29, que o governo Lula não sofrerá nenhum tipo de desgaste por conta das denúncias aceitas pelo Supremo Tribunal Federal contra pessoas que, até bem pouco tempo, integravam a sua administração ou que comandavam o seu partido, o PT. José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil; José Genoíno, ex-presidente nacional petista; Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido; e Silvinho Pereira, ex-secretário-geral petista foram denunciados por formação de quadrilha no episódio do Mensalão.

"O que tinha que de desgastar já desgastou. Isso é só apenas uma finalização de todo o processo", observou Morais, lamentando: "Pena que não tinha a turma dos catedráticos. Quem ensinou esse modus operandi, quem botou em prática esse modus operandi não foi chamado à responsabilidade, no caso a turma do Eduardo Azeredo lá do PSDB de Minas. Foram eles que primeiro fizeram esse tipo de coisa junto com o publicitário Marcos Valério. O próprio procurador-geral diz isso, mas, pra surpresa nossa - não sei são tucanos e voam - saíram do ar"

Fonte: Blog do Eliomar

E este blogueiro:

Opinião 1: Reafirmo, eles voam, simplismente voam!

CIENTISTAS CRIAM "SUPERMOUSE" EM LABORATÓRIO

Cientistas americanos conseguiram criar em laboratório um “supercamundongo”, quatro vezes mais musculoso que um roedor comum. O tratamento, no futuro, pode ser usado para engordar gado e em pessoas com distrofia muscular.

Pesquisadores, do Instituto Johns Hopkins, nos Estados Unidos, uma proteína, a folistatina, que, quando produzida demais, faz os músculos cresceram ainda mais.
Por Michel Victor
Fonte: G1

terça-feira, agosto 28, 2007

NOTÍCIAS DOS TELEJORNAIS CEARENSES

Onda de violência em Fortaleza, população afirma: É preciso colocar mais PM’s nas ruas!

Mulher foi morta pelo companheiro no Jangurussu em um motel. Outra mulher foi morta pelo namorado em Pedra Redonda, no Aracati.

A Polícia Rodoviária Federal aumentará a fiscalização nas rodovias. Ontem, doze pessoas foram presas quando participavam de “Racha”.

Um comerciante foi atingido por quatro tiros, ele está no IJF e passa bem. Nenhum órgão vital foi atingido.

Dois presos foram baleados no Instituto Penal Paulo Sarasate, no Eusébio, em confusão com agentes penitenciários. Marcos Antonio de Sousa e Sergio Martins.

Dois barcos foram apreendidos no litoral leste, por irregularidades em embarcação.

O Vento prejudica moradores do Serviluz, ele “carrega” telhados, plantas e leva areia para dentro das casas.

Greve de médicos cardiovasculares continua, médicos afirmam que só vão atender casos de emergência. Hospital de messejana continua com atendimentos.

Equipamentos de navegação aérea tiveram componentes roubados, na Serrinha. Segundo a base não houve riscos para o tráfego aéreo.

Estoque de leite materno no Albert Sabin só tem o suficiente para esta semana. Muitas mães ainda têm medo de doar e faltar para o próprio filho.

A dificuldade de ser atendido no Centro de Especialidades Médicas José de Alencar, em Fortaleza. A grande demanda de pessoas é uma das principais causas.

Uma economia do bem - indústria cearense ensina costureiras a economizar na empresa e o que sobra dos gastos economizados é dividida entre funcionários para reforma ou construção de casas.

Casa da Madre Paulina, instituição precisa de doações para continuar atendendo crianças.

Sebo on-line pessoas utilizam a internet para encontrar livros raros.

LÚCIO ALCÂNTARA AFIRMA ESTÁ FELIZ POR TER FEITO "ESCOLA" DE EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA

Em seu blog, o ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara, afirma que quando governador do estado, por iniciativa do secretário da fazenda, foi implantado um programa pioneiro de pagamento a pessoas físicas e entidades filantrópicas, creditado em conta bancária em nome do beneficiado, proporcional ao valor das notas fiscais encaminhadas ao órgão arrecadador.

Segundo ele, a medida atendia dois objetivos. Educação tributária, porque criava o hábito de pedir a nota fiscal das compras efetuadas, estimulando a cidadania. Combate à sonegação, com a exigência da nota fiscal e pelo cruzamento das informações obtidas pelo fisco.

O ex-governador ainda ressalta que os resultados alcançados foram surpreendentes. “Tomei conhecimento que a Assembléia de São Paulo acaba de aprovar lei, de iniciativa do Executivo, que em linhas gerais obedece ao mesmo fundamento do que já se vinha praticando aqui. Fiquei feliz por verificar que fizemos escola”.
Por Michel Victor

MÍDIA ALTERNATIVA CEARENSE

A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri surgiu como um projeto de museu idealizado por Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde. Atualmente, é uma Escola de Comunicação e Cultura plantada no Vale do Cariri cearense, com uma vasta produção cultural (programas de rádio e TV e documentários, além da existência de um teatro e do próprio museu) elaborada por crianças e adolescentes.

Programa 100 Canal - Tv Casa Grande, que foi lacrada pela Anatel e atualmente divulga videso através do site www.youtube.com

PREFEITA E MENSALÃO: "O BRASIL ESTÁ SENDO PASSADO A LIMPO"

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, afirmou que Brasil está sendo passado a limpo ao avaliar decisão do Supremo Tribunal Federal, que, na última segunda-feira, 27, aceitou denúncia contra o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o ex-presidente nacional petista, José Genoíno, e contra o ex-tesoureiro nacional do PT, Delúbio Soares. Eles foram denunciados por corrupção ativa no episódio do Mensalão.

A prefeita destacou que, mesmo "com todas as contradições", o governo Lula e o PT proporcionaram uma limpeza no Brasil. "A sociedade está vendo coisas que nunca viu, mas, que há muito tempo, fazem parte, infelizmente, da prática da República brasileira". Para a prefeita, esse momento deve servir de aprimoramento do processo democrático do País.
Indagada se estava satisfeita por ver nas barras da Justiça quem trabalhou contra sua candidatura na época em que postulou a prefeitura, Luizianne ressalvou: "Eu acho que na política o Brasil perde toda vez que o povo fica mais decepcionado e perde como um todo. Nunca foi da minha prática tripudiar em cima nem mesmo dos meus inimigos".
Michel Victor

segunda-feira, agosto 27, 2007

III CURTA CANOA

Dos 38 filmes e vídeos produzidos em todo País e paises da América latina, 11 cearenses foram selecionados para o festival latino-americano de obras audiovisuais Curta Canoa 2007.

O festival que teve início na sexta-feira (24) e termina na quarta-feira (29) destaca 11 produções cearenses, entre elas Batom Lilás, de Henrique Dídimo; Caminho das mãos vazias, de Andréa Sales; Partida, de Luiz Carlos Bizerril e Alexandre Veras; e o premiado Vida Maria, de Márcio Ramos.

Como nas duas edições anteriores, o festival montará uma estrutura de exibição de cinema na praia de Canoa Quebrada com todo acesso gratuito. Além das exibições dos trabalhos selecionados, serão realizadas oficinas, seminários e debates com temas direcionados para o meio-ambiente, turismo, cultura e gastronomia.

Os cearenses selecionados Amigo do pobre conhecido do Rico (Vídeo, 12') - Direção Coletiva, alunos C3 Batom Lilás (Filme, 17') - Henrique Dídimo Bota Camisinha (Filme, 15') - Gerardo Damasceno Câmera Viajante (Filme, 20') - Joe Pimentel Caminho das mãos vazias (Vídeo, 12') - Andréa Sales Identidades no Trânsito (Filme, 19') - Daniele Ellery e Márcio Câmara Partida (Vídeo, 13') - Luiz Carlos Bizerril e Alexandre Veras Salto Alto (Vídeo, 11'45'') - Augustiano Xavier, Keltriane Melo e Marcos Rocha SueÀo (Vídeo, 19') - Diego Carolano Vida Maria (Filme, 8'24'') - Márcio Ramos Ze.Com (Vídeo) - Luiz Carlos Lacerda (Bigode) .

SERVIÇO: III Festival Latino-Americano de Curta-Metragem de Canoa Quebrada (CURTA CANOA) - O festival acontece de 23 a 29 de setembro em Canoa Quebrada/CE. Informações: (85) 3251.1105 / 3231.1624. Na Internet: http://www.curtacanoa.com.br/. O III CURTA CANOA é uma realização da J.A. Lima Produções, promoção da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ), SEBRAE-CE, Prefeitura Municipal de Aracati, SETUR, com apoio da Lei Rouanet e Lei Estadual de Cultura.

Por Michel Victor

MOSTRA DE CINEMA GAY POLITICAMENTE CORRETO

No Cine Benjamin Abrahão, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, está sendo realizada a mostra de Cinema Gay Politicamente Correto. Parte da renda será destinada ao Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (Gapa) que a reverterá a entidades de assistência a portadores do vírus HIV/Aids.

Programação:
Sexta-feira (24) e Terça-feira (28)
“Tabu”, do japonês Nagisa Oshima, que terá reexibição na próxima terça-feira, 28, às 14h30min e 16h20min. A história se dá nos tempos do shogunato. Aos 18 anos, Sozaburo (Ryuhei Matsuda), entra para a tropa de samurais , conhecida como Shinsengumi. Extremamente hábeis no uso de espadas, os guerreiros são treinados para matar quem se opuser ao regime do Shogun. Após se envolver numa relação homossexual com alguns dos guerreiros do grupo, Sozaburo se considera culpado pelo crime envolvendo dois deles, que se apaixonaram por ele.


Sábado (25) e quarta-feira (29)
É a vez do já conhecido “Assunto de Meninas”, de Léa Pool. O filme norte-americano narra o encontro entre a jovem Mary Bradford (Mischa Barton) com duas colegas de um internato feminino, para onde foi mandada por não conseguir se comunicar com o pai e a madrasta. Paulie Oster (Piper Perabo) e Tory Moller (Jessica Paré) logo revelam sua paixão mútua. O romance logo é aceito por Mary que se torna confidente do casal, ajudando-as a encarar os impasses do relacionamento. Até que uma das famílias o descobre, gerando novos desenlaces.
Domingo (26) e na próxima terça-feira (4)

Será a vez de “Saindo do Armário”, do inglês Simon Shore. Nele, um adolescente, que gosta de ouvir música e vive no computador, apaixona-se pelo atleta mais cobiçado pelas garotas da escola. Aos 16 anos, ele tem dificuldade em entender e assumir sua sexualidade. Como uma versão inglesa das comédias de adolescentes de John Hughes dos anos 80, o filme conta a história de Steven, cuja melhor amiga é a avoada vizinha Linda (Charlotte Brittain) que é a única que sabe que ele é gay e que tem uma forte atração pelo colega da escola Dixon (Brad Gordon).
Quinta-feira (30)

A mostra traz “Delicada Atração”. O filme inglês de Hettie Mcdonald conta a rotina de Jamie, um jovem da periferia de Londres que passa o dia vendo tevê, quando não está estudando. Uma rotina bem próxima daquela vivenciada por seus vizinhos. Até que um encontro casual entre Jamie e Ste, que fugia de mais uma surra caseira, faz com que algo surja além da amizade. Há o escândalo e também a receptividade corajosa da mãe de Jamie. O filme não terá reprise.

Sexta (31) e na quarta (5)

Uma nova chance de conferir “O Closet”, filme do francês Francis Veber que já fez grande sucesso na cidade. A história gira em torno de François Pignon (Daniel Auteuil), divorciado há 2 anos, mas ainda apaixonado pela ex-mulher. Seu filho também se mantém afastado por vontade própria e, para completar, Pignon está prestes a ser demitido. Deprimido com a vida, Pignon conhece seu novo vizinho, Belone (Michael Aumont), a quem conta sua atual situação. Este lhe propõe uma solução inusitada para salvar seu emprego: enviar ao seu chefe uma fotomontagem onde ele assumiria sua homossexualidade. Assim, com medo da reação “politicamente correta”. Só que a vida de Pignon muda quando as fotos se tornam públicas.

Sábado, dia primeiro.
É a vez de “As Damas de Ferro”, de Yongyooth Thongkouthum. Na Tailândia, o sonho dos atletas Mo e Jung se realiza quando um novo treinador chega à cidade. Recusados por conta da sua homossexualidade, eles montam seu próprio time para o campenato que se aproxima. Isso com a ajuda de ex-jogadores, de tendências sexuais distintas, mas onde não faltam os previsíveis romances entre si. Após cada desafio, a vitória maior é contra o preconceito.
Domingo (2)

Do norte-americano Jim Fall, a mostra exibe “ Truques da Paquera”. O filme descreve a vida de Gabriel (Christian Campbell). Desmotivado, por uma maré de azar, ele não consegue motivação para continuar sua carreira de compositor de trilhas sonoras para peças teatrais. Ele divide o apartamento de um só cômodo com o Rich (Brad Beyer), o amigo heterossexual que faz questão de levar seus casos para passar a noite com ele, deixando Gabriel tendo que dormir no corredor. Apenas, a atriz Katherine (Tori Spelling) apoia Gabriel. Principalmente quando uma nova paquera se insinua, ao afogar as mágoas num bar e conhece rMark (John Paul Pitoc), um dançarino que está se apresentando no bar naquela noite.
Quinta-feira (6)

A mostra Cinema Gay Politicamente Correto termina com o já clássico “ A Lei do Desejo”, de Pedro Almodóvar. Neste filme lançado há 10 anos, o cineasta espanhol conta a história de Pablo, um diretor de teatro homossexual que se envolve com um assassino enquanto cria uma peça para ser estrelada por Tina, sua irmã transexual que mudou de sexo para manter um caso incestuoso com o pai.

Serviço:
Mostra Cinema Gay Politicamente Correto - De hoje ao dia 6 de setembro, em exibições diárias, com exceção de segunda-feira, no Cine Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591). Horários no Caderno Zoeira. Ingressos de terça a quarta-feira custarão R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia) e de quinta-feira a domingo R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Mais informações pelo fone: (85) 3366.7772.

UECE REALIZA SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA E INGRESSO COMO GRADUADOS

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou neste domingo, 26, a Seleção para Mudança de curso (MC), para Transferência Facultativa Interna (TFI) para Transferência Facultativa Externa (TFE) e para Ingresso como Graduado (IG). Concorreram 855 candidatos para 817 vagas, sendo 746 em Fortaleza e 109 candidatos nas seis unidades da UECE no Interior do Estado. O Exame de Seleção foi aplicado no Campus do Itaperi e nos seguintes municípios: Itapipoca (FACEDI), Crateús (FAEC), Limoeiro do Norte (FAFIDAM), Iguatu (FECLI), Quixadá (FECLESC), Tauá (CECITEC).

Foram ofertadas 817 vagas, das quais 351 para Capital e 466 para o Interior do Estado. O Presidente da Comissão Executiva do Vestibular, Professor Fábio Perdigão informou que os candidatos foram submetidos a um exame de seleção, que constou em uma Prova de Conhecimentos Gerais, abrangendo 50 questões de múltipla escolha. Provas de Conhecimentos Gerais Específicas, de acordo com a área a que o candidato concorreu.

Michel Victor

MÉDICOS ENTRAM EM GREVE NO CEARÁ

Médicos cardiologistas da rede estadual fazem greve no Ceará. Os profissionais reclamam do valor pago pelas cirurgias e da mudança no pagamento feito pelo Sistema Único de Sáude (SUS).

O dinheiro, que antes ia direto para a conta dos médicos, agora vai para a conta do hospital. “A tabela, que já é defasada, agora vai demorar mais para os médicos receberem os honorários. E será um valor menor”, diz o médico credenciado ao SUS em greve, Haroldo Brasil.
Com a greve dos médicos, os hospitais conveniados ao SUS em Fortaleza deixam de realizar mais de 50 cirurgias cardíacas por dias. Os pacientes agora terão que enfrentar uma espera ainda maior. Atualmente, no Ceará, 78 pessoas estão na fila por uma cirurgia de coração.

O diretor do Hospital de Messejana, Antero Gomes Neto, que está recebendo os pacientes diz que não tem como agilizar o atendimento e se preocupa com o estado dos que estão na fila.

Crise na saúde do Ceará genha espaço no Bom Dia Brasil, da Rede Globo

Tudo aquilo que um governo não quer, acaba de ocorrer: virar matéria nacional de caráter negativo.

A crise no setor saúde do Ceará foi um dos destaques do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, nesta segunda-feira. A reportagem expôs que médicos do SUS paralisaram atividades contra mudanças no pagamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e, em conseqüência, hospitais conveniados deixaram de realizar mais de 50 cirurgias cardíacas por dia. Nessa história absurda, 78 pessoas aguardam na fila.

O Bom Dia Brasil abordou o caso dentro de um cenário onde já houve crise do setor saúde nos estados de Alagoas e Paraíba.
E este blogueiro:
Opinião 1: Concordo que qualquer classe trabalhista tenha o direito de greve e reivindicar seus diretos, mas quando se trata da área da saúde, o cuidado, para não haver demora nas negociações, deve ser tomado.
Questão 1: Está acontecendo um efeito dominó nas greves nordestinas na áera da saúde?

PARA JEFFERSON, FALTOU PROCURADOR DENUNCIAR "ALI BABA" NO MENSALÃO

O ex-deputado Roberto Jefferson disse estar otimista com o resultado do julgamento do caso do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "O Supremo está tomando uma atitude histórica que vai dar solução a muitos casos claros de corrupção havidos nesse momento de mensalão do governo do presidente Lula", previu o ex-deputado em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes.
"A coisa não vai ficar impune, ela não vai ser varrida para debaixo do tapete", sustentou. No entanto, Roberto Jefferson criticou a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, que considerou "marqueteira": "Ele quis fazer 'os 40 ladrões' mas não colocou “o Ali Babá.”
Jefferson disse que o Ministério Público tem jogado muito com o marketing e, mais particularmente, o Ministério Público Federal. Na opinião do ex-deputado, ao arrolar os 40 envolvidos em um único processo, o procurador-geral acabou sobrecarregando o Supremo.
Ao ser questionado se o esquema era ou não de conhecimento do presidente Lula, foi provocativo: "Não é possível que o presidente Lula continue ignorando tudo o que está acontecendo dentro do seu governo".
(Agência Estado)
E este blogueiro:
Opinião 1: Marketing... isso o nobre ex-deputado sabe muito bem com fazer!
Questão 1: Quem seria o "Ali Babá" ?

sábado, agosto 25, 2007

ANÃO BRITÂNICO FICA COM O PÊNIS PRESO NUM ASPIRADOR

Um anão, que costuma se apresentar no Festival de Artes de Edimburgo teve de ser levado às pressas para o hospital, depois que seu pênis ficou preso num aspirador durante uma de suas performances.

A parte principal da performance consisti na aparição de "Nano Demoniaco" no palco com um aspirador preso ao seu membro através de uma espécie de engate.

No entanto, o dispositivo quebrou antes da apresentação e ele tentou consertá-lo usando uma super-cola. O problema foi que ele só deixou secar por 20 segundos, em vez dos 20 minutos necessários, e em seguida colocou a peça em seu órgão.

O resultado final foi uma colagem firme, risadas, pavor na platéia e a hospitalização do Capitão Dan.

E este blogueiro:

- Encontrei um video com algumas fotos de apresentações do artista que passou, dessa vez, por um sufoco:

MÉDICOS NA PARAIBA VOLTAM A TRABALHAR APÓS NOVE DIAS DE GREVE

Depois de nove dias de greve e duas mortes de pacientes, os cirurgiões cardiovasculares, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa (PB), voltaram ao trabalho neste sábado (25).

A decisão ocorreu na sexta (24) após proposta de reajuste feita pela cooperativa dos cirurgiões para aumentar o valor pago pelos plantões dos médicos. A Secretaria Municipal de Saúde deve estudar a proposta e tomar uma decisão em 60 dias.

Desde 16 de agosto, todas as cirurgias nos dois hospitais credenciados pelo SUS em João Pessoa foram suspensas. A cooperativa dos cirurgiões alegou que havia infomado a decisão à prefeitura no início de junho.

(G1)

E este blogueiro
Opinião 1: É lamentável, depois de duas mortes...

COPA 2014: FORTALEZA ABRE APRESENTAÇÕES PARA COMITIVA DA FIFA

Representantes da cidade de Fortaleza foram os primeiros a mostrar as vantagens da capital cearense como possível sede da Copa 2014. Uma equipe com 17 pessoas, entre elas quatro secretários do Governo do Estado informou na manhã da última sexta-feira(24/08) à comitiva da Fifa, na cidade do Rio de Janeiro, os motivos que fazem de Fortaleza uma ótima opção.

A delegação cearense já chegou impressionando. A sala foi toda preparada como um cenário que representava um estádio de futebol com direito a grama sintética, trave e uma enorme foto do Estádio Castelão. Os representantes do Governo, entre eles os secretários do Esporte (Ferruccio Feitosa), Turismo (Bismarck Maia), Casa Civil (Arialdo Pinho) e o Secretário Chefe do gabinete do Governo do Estado (Ivo Gomes), explicaram cada ponto exigido pela Fifa: estádio, transporte, rede hoteleira, saúde e segurança. Nada faltou em uma hora de apresentação.
Ainda com relação a apresentação, os cearenses usaram um belo vídeo de quase 15 minutos retratando todas as informações que foram divulgadas com o livro que respondeu às perguntas do Caderno de Encargos da Fifa. Depois o sanfoneiro Waldonys tocou uma música típica do nosso Estado. Por fim, um garoto, com a camisa da Seleção Brasileira, fez embaixadinhas. Os 30 minutos finais foram de respostas a perguntas dos membros da comitiva da Fifa. Paralelo a tudo isso, Zenaide Sousa e Maviniê Mota faziam artesanato para presentear os cinco integrantes da Fifa.
"A apresentação foi perfeita. Os membros da Fifa a classificaram como profissional. Apresentamos o Ceará de maneira que possa contribuir de forma substancial na candidatura do Brasil", afirmou o Secretário do Esporte, Ferrucio Feitosa.
Por. Michel Victor

SUSPEITA DE FAVORECER RENAN, SECRETÁRIA CORRIGE DEPOIMENTO

Há cinco meses no cargo de secretária-geral da Mesa, a psicóloga Cláudia Lyra tem deixado suspeitas sobre sua atuação no processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Na última sexta-feira, fone no ouvido, mãos trêmulas e olhar de quem acabara de ser surpreendida fora de sua sala de trabalho em pleno horário de expediente, ela gaguejou ao ser flagrada por jornalistas fazendo correções no depoimento de Renan.

Cláudia identificou oradores e incluiu frases não captadas - segundo ela - pela equipe de taquigrafia do Senado. "Fui olhar as notas taquigráficas e vi que havia algumas partes faltando", alegou. "Vim colocar as frases na boca de quem falou." A revisão de textos é permitida no Senado e na Câmara - e é prática comum por parte dos parlamentares. Incomum é a própria secretária-geral fazer isso.

A secretária-revisora exibiu força maior que a dos próprios relatores do processo. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), por exemplo, passou o dia atrás da transcrição. "Decidi ficar em Brasília no fim de semana para trabalhar em cima disso, mas até agora não recebi nada", reclamou Marisa.

Outro relator, Renato Casagrande (PSB-ES), disse estranhar a demora em liberar a transcrição. "Perdemos a sexta-feira. É um atraso inaceitável." Ele disse que vai denunciar se houver mudanças entre o que Renan falou e a transcrição.

Além da suspeita de que possam ocorrer deturpações no depoimento de Renan, com a intenção de favorecê-lo, a atitude da secretária-geral conseguiu impedir que jornais, TVs e revistas semanais tivessem acesso à íntegra da versão de Renan.

Um dos trechos do depoimento a que o Estado teve acesso - em um computador aberto próximo de Cláudia - mostra que o presidente do Senado teve dificuldade para responder às dúvidas dos relatores. Ele foi assessorado pelo aliado Gilvam Borges (PMDB-AP) para responder, por exemplo, sobre o espólio que seu pai teria deixado para a família. "Tem o espólio", diz Renan. "O espólio é o da Santa Rosa", completa o aliado. Santa Rosa é uma das fazendas de propriedade do presidente do Senado.

Claúdia entrou para o Senado sem prestar concurso. Duas filhas dela e uma irmã ocupam cargos de confiança. Carla está na liderança do PMDB, Marina trabalha nas comissões e a irmã Marta é secretária de Renan.


Abril

Um dia depois de prestar esclarecimentos aos relatores do processo contra ele em curso no Conselho de Ética, o presidente do Senado voltou a atacar o grupo Abril, que edita a revista Veja. Numa repetição de discursos anteriores, Renan acusou a Abril de "transação ilegal" do processo de venda da TVA para a Telefônica.


"A idéia é trocar os acionistas, os laranjas, como foi chamado na oportunidade, na tentativa de aprovar um negócio flagrado na ilegalidade, conforme voto de um conselheiro da Anatel publicado na própria internet", afirmou Renan no discurso. "Quero reiterar que a negociata fere os interesses nacionais, restringe a concorrência e agride o mercado."

Segundo o presidente do Senado, ao tentar transferir o controle total da TVA para a Telefônica, empresa estrangeira, "o grupo Abril, dono da revista Veja", desafia a legislação brasileira.

Recentemente, a revista Veja publicou reportagem segundo a qual Renan teria usado laranjas para comprar um jornal e duas emissoras de rádio em Alagoas em sociedade com o usineiro e ex-deputado João Lyra. Agora é o senador quem acusa o grupo Abril de usar esse expediente.

Processos

Renan responde no Conselho de Ética por suspeita de quebra de decoro parlamentar. Ele teria suas despesas pessoais pagas pelo lobista Claudio Gontijo, ligado à construtora Mendes Junior.

Além deste caso, Renan é alvo de mais duas representações no órgão. Ele teria beneficiado a cervejaria Schincariol, que comprou uma fábrica de refrigerantes falida da família de Calheiros.
Na terceira, ele terá que explicar uma acusação de que seria dono oculto de duas emissoras de rádio em Alagoas.

sexta-feira, agosto 24, 2007

53 ANOS DA MORTE DE GETÚLIO VARGAS

O PDT prestará homenagem à memória de Getúlio Vargas nesta sexta-feira, a partir das 15h30min, em ato que ocorrerá na Praça dos Voluntários, em frente à sede da Superintendência da Polícai Civil do Estado (Centro).
Em 24 de agosto de 1954, Getúlio dava um tiro no peito e encerrava período que, para seus admiradores, encerrou um ciclo de crescimento do País, com respeito aos direitos da classe trabalhadora
Clique Aqui e saiba mais.
A Carta Testamento do Presidente Getúlio Vargas:
"Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Clique Aqui e leia na Íntegra a carta.
Por. Michel Victor



MÍDIA ALTERNATIVA CEARENSE

O Megafone é um programa de Televisão voltado para o jovem abordando Temas de Relevância Social, sendo exibido todo domingo às 14 hs, e reprise aos sábados as 16:30 hs na TVC para todo o Ceará.

E este blogueiro:

Opinião 1: Grande projeto... pequeno é o interesse das pessoas pelo conhecimento!

ANAC SABIA DO RISCO DE AVIÃO "VARAR" A PISTA DE CONGONHAS

Um documento revelado na última quinta-feira, 23, pela CPI do Apagão da Câmara prova que, sete meses antes da tragédia do Airbus, autoridades da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) tinham noção exata do perigo que era pousar na pista do Aeroporto de Congonhas. Em reunião de técnicos da Anac e Infraero e companhias, em 13 de dezembro, foi discutido o risco iminente de um avião perder o controle e "atravessar" a pista.

Os técnicos discutiram o assunto com o gerente de Padrões de Avaliação de Aeronaves da Anac, comandante Gilberto Schittini. Segundo ata da reunião, realizada no Rio, Schittini reportou que "os três incidentes ocorridos recentemente poderiam ser considerados indícios de que há um potencial de ocorrências mais graves, com ultrapassagem do final da pista (varar a pista)". Foi o que aconteceu com o Airbus, que cruzou a cabeceira e explodiu ao bater no prédio da TAM Express, matando 199 pessoas.

O comandante acrescentou, segundo a ata, que o risco existia "principalmente se houvesse uma situação de decolagem abortada ou uma situação de pouso com velocidade e altura superior à de aproximação (pouso alto e embalado)". A ata da reunião foi distribuída ontem aos deputados da CPI pela diretora da Anac Denise Abreu, que prestou depoimento de mais de sete horas.

No mês passado, o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, disse à CPI ter feito uma reunião de emergência, em 28 de dezembro, com Anac, Infraero e companhias. Segundo ele, houve um comentário nos seguintes termos: "Tudo leva a crer que teremos um acidente em Congonhas." Emocionado, lamentou: "Não conseguimos evitar o acidente que tínhamos previsto."
(Agência Estado)
E este blogueiro:
Opinião 1:Sempre vem a tona o famoso "jeitinho brasileiro" de se resolver as coisas, “deixa passar!”
Questão 1: Como justificar uma irresponsabilidade dessa? Como explicar para os parentes das vítimas que o acidente poderia ter sido evitado?

UECE DIVULGA CALENDÁRIO DE MATRÍCULA

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulga o resultado do Vestibular de 2007.2, e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) anuncia também, o calendário de matrícula dos Classificados, que será no dia 11 de setembro próximo. Segundo o Pró-Reitor de Graduação, Professor Francisco Fábio Castelo Branco, pela manhã, às 8h, no Auditório Central no Campus do Itaperi, será a matrícula dos seguintes cursos: Ciências da Computação, Geografia (Lic. e Bach), Matemática, Física (Lic.e Bach), Química, Letras, Filosofia, História, Ciências Sociais, e Música (Lic. e Bach). Cursos pertencentes aos Centros de Ciências e Tecnologia (CCT) e Humanidades (CH).

A tarde às 14h, no mesmo local do grupo da manhã, será a vez do Grupo composto pelos os Cursos: Administração, Serviço Social, Ciências Contábeis, Enfermagem, Ciências Biológicas, Nutrição, Educação Física, Medicina Veterinária, e Pedagogia. Cursos integrantes do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Faculdade de Veterinária (FAVET), e Centro de Educação (CED).

Segundo informa a Diretora do Departamento de Ensino de Graduação (DEG), Jane Elizabeth Guedes Rocha, que a chamada dos candidatos Classificáveis para o preenchimento das vagas remanescentes do Vestibular de 2007.2, acontecerá no dia 14 de setembro (sexta-feira), às 9h, e às 15h no Auditório Central da UECE do Campus do Itaperi, obedecendo à ordem dos cursos acima citados.

Documentação exigida: Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certificado de conclusão do ensino médio ou estudos equivalentes devidamente registrados pelo órgão competente, Histórico escolar do ensino ou estudos equivalentes autenticado pela Instituição de origem, Titulo de eleitor, Prova de quitação com o serviço militar, uma foto 3x4 recente, e CPF.

Fonte: Assessoria Governo do Estado

quinta-feira, agosto 23, 2007

NOTÍCIAS DOS TELEJORNAIS CEARENSES

A expectativa de moradores pela ronda do quarteirão. O bairro Meireles será um dos beneficiados. Tudo que a população quer é ver o projeto realizado.

O medo das pessoas de “andar” nas ruas de Fortaleza, motivo: insegurança.

Quatro pessoas acusadas de tráfico de drogas são presas no bairro no Itaperi,

Pistoleiro Cássio Antônio de Sousa, um dos bandidos mais perigosos do Ceará, assassino do radialista Nicanor Soares, foi baleado e preso na Bahia.

A polícia começou a ouvir a testemunhas do acidente nas obras do Metrofor, a DRT interditou o local.

Uma missa em homenagem ao professor Universitário assassinado, na Varjota, será realizada hoje na Unifor

Escuridão no centro comunitária Presidente Médici prejudica atendimento durante a noite. Todas as atividades e projetos foram cancelados.

Em Granja – Moradores que invadiram casas reivindicam energia elétrica e água.

Fila de espera para transplante de órgão. Mateus de quatro anos sofre de leucemia e espera por uma Medula. O teste de compatibilidade pode ser feito no IML

Médicos particulares suspendem cirurgias de coração pelo SUS e superlotam hospital de Messejana.

Tecnologia: Lojas abertas 24h e que você não precisa sair de casa, compras pela internet, pode ser mais cômodo, mas é necessário ter cuidado.

IMAGEM DO DIA

Créditos:
Fotógrafo: Pierre Verger
Local: Bahia -Brasil.


"Qual o futuro do nosso país ?"



Saiba mais sobre o Fotógrafo:

PERIGO NAS RUAS

Nos últimos dias a imprensa cearense vem pautando a insegurança do Estado. Esse “efeito dominó” de notícias é devido aos altos índices de homicídios, envolvimento de adolescentes em delitos e a denúncia de número insuficiente de policiais para população.

Na última quarta-feira, 22, foi divulgado pelo Jornal do Meio Dia, os cinco bairros mais “perigosos” de Fortaleza, confira:

Centro

Jangurussu

Messejana

Barra do Ceará

Mondumbi

Com destaque para Regional XI.

Em entrevista para o Jornal do Meio Dia, Canal 10, O governador Cid Gomes anunciou os cinco locais que serão áreas-piloto do Programa Ronda do Quarteirão. São eles: Jangurussu, Bom Jardim, Centro, parte do Meireles e Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza).

Por. Michel Victor

CID GOMES VISITA VITIMAS DO ACIDENTE NO METROFOR

Na última quarta-feira, 22, o governador Cid Gomes prestou solidariedade às famílias das vítimas do acidente nas obras do Metrofor, trecho que liga a estação do Mondubim a estação do Conjunto Esperança. Além de visitar o local, Cid também esteve na casa do servente Gilberto Santos Oliveira, de 41 anos, vítima do acidente. “Ficamos tristes pelo que aconteceu. Estamos cuidando para que os procedimentos de investigação e de indenização das famílias sejam realizados o mais rápido possível”, afirmou o Governador.

O acidente ocorreu na última terça-feira (21/08) vitimando o pedreiro José Edimar Chaves, 47 anos, e deixando outros dois feridos. “A barreira caiu e ficamos presos no meio do barro e do ferro. Na hora havia umas 10 pessoas trabalhando”, explicou o servente.

As obras do Metrofor foram iniciadas em janeiro de 1999. Em janeiro de 2007, com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, o sistema de Fortaleza recebeu incentivos da ordem de R$ 579,8 milhões para a conclusão do primeiro estágio na Linha Sul. São estes recursos que, segundo a direção do metrô, possibilitarão a conclusão das obras. O "PAC do metrô" prevê a aplicação de R$ 1,5 bilhão até 2010 para os metrôs de Fortaleza, Recife, Salvador e Belo Horizonte.

Para este ano, a liberação dos mais de R$ 361 milhões previstos estão sendo liberados em dia. O Governo do Estado liberou R$ 12 milhões e a União repassou R$ 80 milhões dos R$ 181 milhões para 2007. Com estes recursos, estão sendo construídos o trecho elevado da Parangaba, feita manutenção no metrô,e sendo realizadas as desapropriações restantes.

Fonte: Assessoria de comunicação do Governo do Estado

MÍDIA ALTERNATIVA CEARENSE

TV O POVO, Grande Jornal.

Serviço: Canais 48, 23 da net e 11 Tv show.

GOOGLE ESTÁ NA MIRA DO MPF POR DEMORA PARA RETIRAR PÁGINAS DO ORKUT

O Ministério Público Federal de São Paulo e a ONG SaferNet Brasil anunciaram na quarta-feira, 22, uma ofensiva contra a Google Brasil Internet Ltda em função da demora da empresa em retirar as páginas contendo imagens de pornografia infantil, pedofilia e de apologia ao racismo de seu site de relacionamentos, o Orkut. O MPF quer também que a empresa colabore com as investigações desses crimes repassando os dados dos autores às autoridades e preservando as imagens e textos dessas páginas, que são utilizadas nos processos como provas materiais.

"As pessoas que cometem esses crimes têm de ser punidas e o Google tem meios de armazenar e compartilhar conosco esses dados", disse a procuradora da República Thaméa Danelon Villiengo, coordenadora do Grupo Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos.

Segundo a procuradora, essa cooperação já existe com todas as outras empresas de internet e foi isso que permitiu à Polícia Federal e ao MPF identificar e prender na terça-feira o microempresário de Osasco por abusar sexualmente da própria filha e transmitir a cena pelo MSN (programa de bate-papo da Microsoft). O caso ocorreu em 2004, quando a menina tinha 9 anos.

Uma denúncia anônima foi enviada à Superintendência da PF em Salvador (BA) e com os dados fornecidos pela Microsoft e pela Telefonica (provedora de acesso à internet), a PF conseguiu chegar ao pai da menina - denunciado pelos crimes de atentado violento ao pudor e pedofilia online, com pena prevista de 9 anos e meio a 17 anos e meio de prisão.

A recuperação do vídeo, anexada ao processo, foi fundamental para que os peritos comparassem desde a mesa e lajotas da casa às roupas utilizadas pela menina e pelo pai e assim comprovassem o crime.

O MPF paulista abriu nos últimos 18 meses 233 processos contra esses crimes na internet - 158 por pedofilia e 75 por racismo. No mesmo período, a SaferNet, que recebe e encaminha denúncias dessas páginas ilegais ao MPF, recebeu 636.350 denúncias, sendo que 93,77% delas (596.738) referiam-se a páginas no Orkut - que em geral têm de ser arquivadas por falta de dados e provas para as investigações. "Isso acaba sendo uma verdadeira afronta, dá uma ampla sensação de impunidade a esses criminosos", disse o presidente da SaferNet, Thiago Tavares.

Para conseguir a colaboração do Google, o MPF enviou uma série de representações à empresa pedindo desde filtros eletrônicos mais eficientes à efetiva cooperação com as autoridades. "Se mais uma vez se recusarem a ajudar, ingressaremos com ações cautelares para formalizar judicialmente isso", disse Thaméa. A assessoria da Google Brasil Internet Ltda informou que a empresa não se manifestaria sobre o assunto.

Fiscalização

A SaferNet e o MPF anunciaram que vão pedir a todos os portais de internet que oferecem o serviço de chats (salas de bate papo on line) a criação de "agentes infiltrados" nas salas destinadas a pessoas com menos de 14 anos. Segundo os procuradores do Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos, é nesse ambiente que pedófilos simulam ter a mesma faixa etária dos usuários para tentar conseguir fotos ou até marcar encontros com essas crianças.

A idéia é que os portais treinem técnicos que também finjam ser crianças para receber esse tipo de proposta de pedófilos e encaminhar os casos à Justiça. "É muito importante criar mecanismos preventivos e evitar esse tipo de crime", concluiu a procuradora da República Adriana Scordamaglia, responsável pela denúncia contra o microempresário de Osasco.

(Agência Estado)

E este blogueiro:
Opinião - 1 : No Brasil ainda é ineficiente as leis que combatem os crimes virtuais!
Questão 1: Quando que o poder público vai decidir acompanhar as inovações tecnológicas e combater a "pragas" que ela traz?

quarta-feira, agosto 22, 2007

IMAGEM DO DIA


Sebastião Salgado:
Como fotógrafo, Sebastião Salgado teve oportunidade de estabelecer contatos prolongados com pessoas de todo o mundo. Para Salgado, seu trabalho nasce desses contatos. "A fotografia não é feita pelo fotógrafo", declara numa das raras vezes em que fala sobre o seu trabalho. "A foto sai melhor ou pior de acordo com a relacão entre o fotógrafo e a pessoa que fotografa." Por exemplo, no Sahel, preferiu andar de ônibus em vez de alugar um carro, porque quando se chega de carro "é um desastre -- você é um homem de carro", um homem rico, e não "uma pessoa comum." Em outras palavras, "é necessário ser aceito pela realidade." Sua filosofia combina com o seu senso pessoal de economia: viajando de terceira classe, cortando seu filme e trabalhando 16 horas por dia revelando milhares de provas por conta própria, Salgado conseguiu financiar suas numerosas e prolongadas reportagens nos países do Sahel -- Chade, Etiópia (incluindo a disputada província do Tigre), Mali e Sudão -- pela pequena soma de 20 mil dólares, dos quais a ampliação constitui a maior despesa.

Clique aqui e saiba mais

ENTENDA O CASO RENAN CALHEIROS – CRONOLOGIA

No dia 25 de agosto, uma reportagem da veja denuncia que a jornalista Mônica Veloso, com quem o presidente do Senado Renan Calheiros tem uma filha, recebeu
do lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Junior, uma pensão de
R$ 16,5 mil. O salário de Renan é de R$ 12,7 mil, mas segundo ele o dinheiro usado
no pagamento das contas era de rendimentos agropecuários.

No dia 14 de junho, o Jornal Nacional mostra contradições nos recibos apresentados no Conselho de Ética do Senado por Renan, para comprovar a origem do dinheiro. O
Senador teria usado empresas de fachada para justificar seus rendimentos com venda de gado. Renan afirmou que teria como provar a legalidade da venda do gado com notas fiscais e guias de transporte animal. Disse ainda que todo o dinheiro teria sido depositado em sua conta pessoal.No entanto, a perícia da Polícia Federal acusou não ser possível assegurar a legitimidade das notas ficais.

Reportagem no começo de julho da revista veja, denuncia que o irmão de Renan, deputado Olavo Calheiros, vendeu uma fábrica de refrigerante por R$ 27 milhões para o grupo Schincariol que passava por momentos financeiros e não valia mais que 10 milhões. Em troca, Renan teria atuado em favor da Schincariol no INSS para impedir
a cobrança de uma dívida de R$100milhões. Renan negou participação e irregularidades na negociação.

No início de Agosto uma nova denúncia da veja. Onde afirma que Renan seria dono de participações em veículos de comunicação, em Alagoas. Segundo a revista, Renan não informou a Receita Federal, a Justiça Federal, ou o Congresso Nacional. Em contra partida, o Senador acusou a revista de tentar "desonrar seu mandato”.

Renan,em reposta à acusação da veja,divulgou uma nota em que nega ter despesas pessoais custeadas por terceiros.

No dia 28 de Agosto, em discurso, Calheiros admite ter pedido ao lobista para que intermediasse os pagamentos da pensão e apresentou documentos, na tentativa de comprovar que o dinheiro em questão, não era da construtora.

Com mais uma denúncia, agora de participação em veículos de comunicação alagoanos, adquiridas por meio de “laranjas". “Renan envia carta acusando a revista Veja de não ter ética e “qualquer critério jonalístico” e de tentar desonrar o seu mandato”

No dia 29 de maio o PSOL protocola no Conselho de Ética do Senado, representação solicitando que Renan fosse investigado por quebra de decoro parlamentar.

Dois dias depois, o então presidente do conselho, Sibá Machado, devolve a representação contra Renan à Mesa Diretora, alegando que cabia ao colegiado primeiro avaliar as "admissibilidade" da ação

Mas, o processo acabou não protocolado, como manda o regimento. Renan reenvia, ele mesmo a representação de volta ao conselho,que então instala o processo para investigar se houve irregularidades na relação de Renan com Cláudio Gontijo. Com essa decisão o presidente do Senado fica impossibilitado de renunciar.

1º agosto, PSOL dá entrada em uma nova representação, para que o conselho investigasse a denúncia de favorecimento da cervejaria Schincariol.

Sete de agosto, o ministro do Supremo Ricardo Lewandowski aceita pedido de abertura do inquérito contra Renan e ainda determina a quebra dos sigilos fiscal e das movimentações bancárias de Renan a partir de 2000.

Depois do fracasso no Conselho de votar o relatório de Epitácio Cafeteira, que era favorável a Renan, o relator abandona a função e dias depois é nomeado Wellington Salgado, que também desiste da relatoria.

Após longas discussões,o Conselho defini uma comissão de relatores para o processo.Formada pelos senadores Renato Casagrande, Marisa Serrano e Almeida Lima.

Com a pressão de aliados de Renan, o presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado,deixa o órgão.

Leomar Quintanilha é escolhido como presidente do Conselho, mas é questionado por ser investigado no STF por crime de ordem tributária.

Após assumir a presidência, Leomar Quintanilha devolve novamente o processo à Mesa Diretora. Ele é acusado de promover protelatória, com a intenção de remeter o caso ao STF.

Mas, mesa Diretora do Senado decide por unanimidade, pela legitimidade da representação do PSOL e, em vez de arquivar, devolve o processo ao Conselho de Ética.

Os novos relatores do caso decidem ampliar a perícia da Polícia Federal sobre documentos de defesa de Renan.

A esperança de Renan Calheiros (PMDB-AL) de salvar o mandato com a perícia que o Senado encomendou, foi desfavorável para ele. O laudo conclusivo foi entregue na terça-feira, 21, à noite ao Senado. Aponta inconsistências na evolução patrimonial de Renan, sobretudo em 2005.


Uma cópia do laudo foi entregue na quarta-feira, 22 de agosto, ao STF, onde foi aberto inquérito pelo Ministério Público Federal para investigar suspeitas de enriquecimento ilícito, uso de documentos falsos, prevaricação e crime financeiro que pesam contra o senador. Segundo autoridades que tiveram acesso ao trabalho dos peritos, a impressão é de que Renan maquiou o patrimônio para justificar o pagamento da pensão, mas faltou cuidado na hora de fechar as contas, às pressas.


Por. Michel Victor